Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Clenice Griffopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6089761447547891pt_BR
dc.contributor.referee1Gilcinei Teodoro Carvalhopt_BR
dc.creatorKátia Osório Martinspt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T11:06:57Z-
dc.date.available2023-02-08T11:06:57Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49725-
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido na disciplina Análise Crítica da Prática Pedagógica objetivando articular as discussões teóricas do curso com a intervenção em sala de aula. O mesmo integra os requisitos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica da Faculdade de Educação da UFMG. O presente projeto foi aplicado em uma turma de crianças do 1º ano do 1º ciclo de uma escola municipal de Belo Horizonte, durante 8 semanas, compreendendo os meses de junho, julho, agosto e setembro de 2010. Na definição da temática, foi considerada a especificidade de alfabetizar/letrar do ciclo e a ludicidade como fundamental no trabalho com educandos dessa faixa etária. Nesse sentido, foi vivenciada uma proposta metodológica voltada para a compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita a partir de atividades que visam o desenvolvimento da consciência fonológica. Tais atividades transitavam pelo universo lúdico infantil e também pela cultura oral, pois foram planejadas a partir de jogos, brincadeiras, cantigas, rimas e parlendas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.titleSonoridades, musicalidades e brincadeiras: A consciência fonológica e sua importância no processo de aquisição do sistema alfabético de escritapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FINAL LASEB.pdf133.37 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons