Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/49728
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Produção textual: resumo de livros infantis : produção de resumos de livros de literatura infantil por alunos do 3° ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Jane Elena Jaques |
Primeiro Orientador: | Lúcia Fernanda Pinheiro Barros |
Primeiro membro da banca : | Miria Gomes |
Resumo: | Este plano de ação foi desenvolvido a partir da necessidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos no curso de Alfabetização e Letramento do LASEB/FaE. A escolha do tema se deu em função da demanda de desenvolver, com os alunos do 3º ano do ensino fundamental, as habilidades para a compreensão da leitura e para escrita da produção de textos. O gênero escolhido para a produção textual foi o resumo de livros de literatura infantil. As fundamentações teóricas para o desenvolvimento desta proposta de trabalho foram, prioritariamente, as discussões ocorridas nas disciplinas do curso e os cadernos da Coleção Alfabetização e Letramento do Ceale. Além desse material, pesquisadores sobre os gêneros textuais no ensino da Língua Portuguesa também foram estudados. Portanto, foi com base nas orientações apontadas em sala de aula que a metodologia deste trabalho foi desenvolvida: uma sequência didática para a produção de textos do gênero resumo. A sequência didática foi aplicada conforme as etapas detalhadas no capítulo sobre a metodologia. A avaliação final é de que os objetivos foram alcançados satisfatoriamente: os alunos conseguiram ampliar suas habilidades de leitura, reconhecer as idéias principais dos livros lidos e registrá-las adequadamente numa produção de textos do gênero resumo respeitando as características básicas desse gênero. As considerações finais deste trabalho trazem uma reflexão sobre a importância do curso Alfabetização e Letramento para a formação do professor, a mudança de postura diante do trabalho com produção textual e a necessidade de fundamentação teórica e planejamento adequado para o sucesso de uma proposta de trabalho no ensino da língua portuguesa. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49728 |
Data do documento: | 11-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laseb_Jane ELena Jaques_Produção Textual.pdf | 5.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons