Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49728
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lúcia Fernanda Pinheiro Barrospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4872714125344242pt_BR
dc.contributor.referee1Miria Gomespt_BR
dc.creatorJane Elena Jaquespt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T11:15:20Z-
dc.date.available2023-02-08T11:15:20Z-
dc.date.issued2010-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49728-
dc.description.resumoEste plano de ação foi desenvolvido a partir da necessidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos no curso de Alfabetização e Letramento do LASEB/FaE. A escolha do tema se deu em função da demanda de desenvolver, com os alunos do 3º ano do ensino fundamental, as habilidades para a compreensão da leitura e para escrita da produção de textos. O gênero escolhido para a produção textual foi o resumo de livros de literatura infantil. As fundamentações teóricas para o desenvolvimento desta proposta de trabalho foram, prioritariamente, as discussões ocorridas nas disciplinas do curso e os cadernos da Coleção Alfabetização e Letramento do Ceale. Além desse material, pesquisadores sobre os gêneros textuais no ensino da Língua Portuguesa também foram estudados. Portanto, foi com base nas orientações apontadas em sala de aula que a metodologia deste trabalho foi desenvolvida: uma sequência didática para a produção de textos do gênero resumo. A sequência didática foi aplicada conforme as etapas detalhadas no capítulo sobre a metodologia. A avaliação final é de que os objetivos foram alcançados satisfatoriamente: os alunos conseguiram ampliar suas habilidades de leitura, reconhecer as idéias principais dos livros lidos e registrá-las adequadamente numa produção de textos do gênero resumo respeitando as características básicas desse gênero. As considerações finais deste trabalho trazem uma reflexão sobre a importância do curso Alfabetização e Letramento para a formação do professor, a mudança de postura diante do trabalho com produção textual e a necessidade de fundamentação teórica e planejamento adequado para o sucesso de uma proposta de trabalho no ensino da língua portuguesa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectResumospt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.titleProdução textual: resumo de livros infantis : produção de resumos de livros de literatura infantil por alunos do 3° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laseb_Jane ELena Jaques_Produção Textual.pdf5.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons