Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/49732
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O lugar da geografia na alfabetização/ 1º e 2º anos do 1º ciclo |
Autor(es): | Eliane Pereira Lima |
primer Tutor: | Gilcinei Teodoro Carvalho |
primer miembro del tribunal : | Clenice Griffo |
Resumen: | O presente trabalho pretende investigar como a alfabetização em Geografia vem sendo abordada nas séries iniciais do ensino fundamental, especificamente no primeiro e segundo anos. Sabendo-se que a alfabetização vai além de ensinar a leitura e escrita - ou de decifrar códigos lingüísticos-entendendo-a como um processo de construção/decodificação e significação de símbolos. Essa concepção permite pensar a alfabetização em Geografia, abordando a disciplina como uma linguagem própria, possível de ser desenvolvida no processo de alfabetização. Na Escola Municipal Anne Frank, foi desenvolvido um projeto que buscou esclarecer algumas questões acerca do ensino da Geografia na alfabetização e trazer reflexões sobre práticas ultrapassadas, a organização curricular e a formação do professor de alfabetização no desenvolvimento do trabalho com esse campo do conhecimento. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49732 |
Fecha del documento: | 11-dic-2010 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Docência da Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia.pdf | 699.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons