Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49732
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O lugar da geografia na alfabetização/ 1º e 2º anos do 1º ciclo
Autor(es): Eliane Pereira Lima
Primeiro Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho
Primeiro membro da banca : Clenice Griffo
Resumo: O presente trabalho pretende investigar como a alfabetização em Geografia vem sendo abordada nas séries iniciais do ensino fundamental, especificamente no primeiro e segundo anos. Sabendo-se que a alfabetização vai além de ensinar a leitura e escrita - ou de decifrar códigos lingüísticos-entendendo-a como um processo de construção/decodificação e significação de símbolos. Essa concepção permite pensar a alfabetização em Geografia, abordando a disciplina como uma linguagem própria, possível de ser desenvolvida no processo de alfabetização. Na Escola Municipal Anne Frank, foi desenvolvido um projeto que buscou esclarecer algumas questões acerca do ensino da Geografia na alfabetização e trazer reflexões sobre práticas ultrapassadas, a organização curricular e a formação do professor de alfabetização no desenvolvimento do trabalho com esse campo do conhecimento.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49732
Data do documento: 11-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf699.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons