Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/49732
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O lugar da geografia na alfabetização/ 1º e 2º anos do 1º ciclo |
Autor(es): | Eliane Pereira Lima |
Primeiro Orientador: | Gilcinei Teodoro Carvalho |
Primeiro membro da banca : | Clenice Griffo |
Resumo: | O presente trabalho pretende investigar como a alfabetização em Geografia vem sendo abordada nas séries iniciais do ensino fundamental, especificamente no primeiro e segundo anos. Sabendo-se que a alfabetização vai além de ensinar a leitura e escrita - ou de decifrar códigos lingüísticos-entendendo-a como um processo de construção/decodificação e significação de símbolos. Essa concepção permite pensar a alfabetização em Geografia, abordando a disciplina como uma linguagem própria, possível de ser desenvolvida no processo de alfabetização. Na Escola Municipal Anne Frank, foi desenvolvido um projeto que buscou esclarecer algumas questões acerca do ensino da Geografia na alfabetização e trazer reflexões sobre práticas ultrapassadas, a organização curricular e a formação do professor de alfabetização no desenvolvimento do trabalho com esse campo do conhecimento. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49732 |
Data do documento: | 11-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência da Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia.pdf | 699.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons