Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49734
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O valor pedagógico dos quadrinhos
Autor(es): Nara Lúcia Ferreira
Primeiro Orientador: Gilcinei Teodoro Carvalho
Primeiro membro da banca : Clenice Griffo
Resumo: O presente estudo tem por objetivo propor um olhar diferenciado para o trabalho docente com o gênero quadrinhos em sala de aula, analisando as potencialidades desse material para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita. As práticas pedagógicas aqui descritas e avaliadas representaram, em um primeiro momento, uma estratégia de promoção de uma leitura mais prazerosa e em um segundo momento, uma possibilidade de sistematização de competências fundamentais para a aquisição e o desenvolvimento dos processos de leitura e escrita. Nos vários eventos de escrita relatados nesse estudo será possível indicar novas descobertas dos aprendizes, aliadas a conhecimentos já consolidados, mas pouco acionados. Entre os vários desafios dessa proposta está salientado, aqui, o fato de que a professora que o desenvolve é deficiente visual. Esse detalhe faz uma grande diferença, pelo fato de que o gênero “quadrinho” não está ancorado somente no que diz a palavra escrita e sim no fato de que sua leitura precisa ser amparada nas imagens e nos detalhes visuais. Assim, sabendo que os quadrinhos, bem como muitos outros gêneros, fazem um uso produtivo dos recursos visuais, projeta-se que a focalização em textos dessa natureza pode servir de ferramenta para instrumentalizar o aluno no processo de aquisição e desenvolvimento do processo da leitura e da escrita, independentemente da idade do aprendiz, em especial porque não se pode atribuir aos quadrinhos uma relação exclusiva ao universo infantil, já que existem diferentes estilos com diferentes temáticas que atingem públicos mais variados, inclusive o adulto. O perfil dos alunos participantes do projeto caracteriza-se como de aprendizes que, por infrequência e ou por defasagem, estão no ciclo anterior em relação ao que deveriam estar. São alunos na faixa etária de 10 e 15 anos e que não correspondem às expectativas de desempenho de leitura e de escrita. Então, com base nas características primárias observadas em relação aos alunos e confiando numa proposta direcionada através dos quadrinhos, é que foi desenvolvido um trabalho diferenciado, com a preocupação de desenvolvimento de alternativas metodológicas que pudessem alterar um quadro marcado por produções escritas distantes das convenções e por procedimentos de leitura que não efetivavam um nível de compreensão adequado.Este estudo desmistifica a idéia de que os alunos estão pouco envolvidos com as práticas sociais de leitura e de escrita e também potencializa o trabalho com as histórias em quadrinhos. Nessa direção, salienta-se que a entrada desse gênero no espaço escolar não se justifica apenas por um caráter lúdico, mas principalmente pelas interessantes questões trazidas para o mundo da escrita e que certamente ajudam no entendimento das convenções necessárias para o funcionamento de uma linguagem. Será possível acompanhar por intermédio desse projeto, o avanço pedagógico, que permeou as várias fases desse desenvolvimento. Ao tornar o aluno agente de seu próprio processo de aprendizagem, apoiado no gênero quadrinho, tornou-se possível alcançar um resultado bem a cima do esperado, em um “curto” espaço de tempo. Em uma avaliação diagnóstica, aplicada antes do início do projeto, revelou-se que uma pequena parte dos alunos atingiu o conceito esperado. Toda via, a maioria deles permaneceu com um conceito insuficiente. O que apresentou a necessidade de uma intervenção imediata, buscando sanar as lacunas deixadas durante o processo de alfabetização.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49734
Data do documento: 11-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho final nara revisado.pdf4.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons