Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49738
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dc.contributor.advisor1Zeneide Gonçalves da Rocha Gilpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0422673621986060pt_BR
dc.contributor.referee1Hormindo Pereira de Souza Juniorpt_BR
dc.creatorAdelson dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T12:17:00Z-
dc.date.available2023-02-08T12:17:00Z-
dc.date.issued2011-01-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49738-
dc.description.resumoA aprendizagem é a finalidade maior do trabalho desenvolvido nas instituições de ensino, com isso o aluno passa ser o alvo de todo o processo educativo. E em muitos casos, não se leva em consideração que para o conhecimento chegar ao aluno, ele percorre um extenso caminho e se o aluno tem dificuldade em aprender, a culpa não pode ser somente dele, porém a sistematização da avaliação está direcionada toda para o aluno. Sendo assim, para implantar uma proposta de gestão democrática dentro da Escola Municipal Monteiro Lobato, percebeu-se que a avaliação é um tema que merece constantes reflexões, principalmente quanto aos critérios de avaliação da aprendizagem dos educandos. Nessa análise, a avaliação segmenta-se por duas abordagens interessantes, a objetiva e a subjetiva, que contribuirá bastante para a reflexão sobre as vertentes que caracterizam os modelos quantitativos e qualitativos de avaliação existente em muitas escolas. E que na maioria das vezes são mal interpretados pelos educadores. Os métodos de avaliação por meio de testes e exames tornam a sociedade submissa a uma classe minoritária, mesmo com a democratização do ensino, esse tipo de avaliação é muito praticado nas escolas. O que se vê é que democratizaram as escolas, mas não democratizou o ensino porque ele ainda está formando uma sociedade elitista, uma vez que muitos têm acesso à escola, mas poucos concluem o ensino básico com a qualidade mínima desejável. A chance de mudar esse atual processo de avaliação é fazer, dos métodos avaliativos, mecanismos que subsidiem os caminhos para desenvolvimento da aprendizagem. A avaliação deve orientar o professor a modificar a sua metodologia para os alunos que apresentaram baixo rendimento terem a oportunidade de melhorar seus conhecimentos. Daí a necessidade de uma prática de avaliação mediadora e constitutiva que conduzirá o aluno a construir e internalizar novos conhecimentos. Critérios da aprovação e reprovação não é um conceito de avaliação e sim de verificação, portanto, não basta estatizar quantos alunos sabem ou quantos não sabem. O conceito de avaliação é dinâmico. Ele é um diagnóstico para que os educadores direcionem os alunos a obterem uma aprendizagem desejável.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAprovaçãopt_BR
dc.subjectReprovaçãopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem escolar: uma análise para implementação do Projeto Político Pedagógico Democráticopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

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