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http://hdl.handle.net/1843/49738
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Zeneide Gonçalves da Rocha Gil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0422673621986060 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Junior | pt_BR |
dc.creator | Adelson dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-08T12:17:00Z | - |
dc.date.available | 2023-02-08T12:17:00Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/49738 | - |
dc.description.resumo | A aprendizagem é a finalidade maior do trabalho desenvolvido nas instituições de ensino, com isso o aluno passa ser o alvo de todo o processo educativo. E em muitos casos, não se leva em consideração que para o conhecimento chegar ao aluno, ele percorre um extenso caminho e se o aluno tem dificuldade em aprender, a culpa não pode ser somente dele, porém a sistematização da avaliação está direcionada toda para o aluno. Sendo assim, para implantar uma proposta de gestão democrática dentro da Escola Municipal Monteiro Lobato, percebeu-se que a avaliação é um tema que merece constantes reflexões, principalmente quanto aos critérios de avaliação da aprendizagem dos educandos. Nessa análise, a avaliação segmenta-se por duas abordagens interessantes, a objetiva e a subjetiva, que contribuirá bastante para a reflexão sobre as vertentes que caracterizam os modelos quantitativos e qualitativos de avaliação existente em muitas escolas. E que na maioria das vezes são mal interpretados pelos educadores. Os métodos de avaliação por meio de testes e exames tornam a sociedade submissa a uma classe minoritária, mesmo com a democratização do ensino, esse tipo de avaliação é muito praticado nas escolas. O que se vê é que democratizaram as escolas, mas não democratizou o ensino porque ele ainda está formando uma sociedade elitista, uma vez que muitos têm acesso à escola, mas poucos concluem o ensino básico com a qualidade mínima desejável. A chance de mudar esse atual processo de avaliação é fazer, dos métodos avaliativos, mecanismos que subsidiem os caminhos para desenvolvimento da aprendizagem. A avaliação deve orientar o professor a modificar a sua metodologia para os alunos que apresentaram baixo rendimento terem a oportunidade de melhorar seus conhecimentos. Daí a necessidade de uma prática de avaliação mediadora e constitutiva que conduzirá o aluno a construir e internalizar novos conhecimentos. Critérios da aprovação e reprovação não é um conceito de avaliação e sim de verificação, portanto, não basta estatizar quantos alunos sabem ou quantos não sabem. O conceito de avaliação é dinâmico. Ele é um diagnóstico para que os educadores direcionem os alunos a obterem uma aprendizagem desejável. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprovação | pt_BR |
dc.subject | Reprovação | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem escolar: uma análise para implementação do Projeto Político Pedagógico Democrático | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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