Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49742
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O conselho escolar e a gestão democrática na escola
Autor(es): Andréa Xavier Pires
Primeiro Orientador: Wilma Aparecida Soares Luna
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ora apresentado tem como objetivo refletir a respeito do Conselho Escolar como um dos instrumentos para se efetivar a gestão democrática na escola. Para se ter uma gestão verdadeiramente democrática é necessário que se tenha um Conselho Escolar totalmente participativo, que seja capaz de deliberar sobre as diversas instâncias do ambiente escolar – financeiro, administrativo e político pedagógico – agindo com autonomia, em prol de uma gestão significativa para a comunidade local e escolar. O papel do Conselho Escolar é o de aconselhar o gestor educacional e apóia-lo nas decisões tomadas pela equipe, visando sempre o bem comum, e em especial, o processo ensino-aprendizagem, uma vez que este é o principal objetivo de uma Instituição Educacional. Para que os membros do Conselho sejam capazes de agir com segurança e desempenhar suas atribuições com eficiência e com conhecimento de causa é necessário que se promova capacitações periódicas, onde se possa debater e refletir sobre as diferentes intervenções a serem executadas pelos principais atores da equipe gerencial. Com um Conselho Escolar atuante, o gestor da escola desenvolverá sua função com maior eficiência e transparência.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49742
Data do documento: 29-Jul-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANDREA_XAVIER_PIRES.pdf243.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons