Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/49745
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Gestão escolar democrática e participação nos processos de decisão |
Authors: | Andréia Teobaldo de Magalhães |
First Advisor: | Paula Elizabeth Nogueira Sales |
First Referee: | Rosimar de Fátima Oliveira |
Abstract: | Este trabalho discute a atuação da gestão escolar democrática e a participação nos processos de decisão, considerando-a como uma maneira de contribuir para a qualidade da educação. Pressupõe que, em uma sociedade democrática, a gestão das instituições escolares deve ser participativa, envolvendo todos os atores integrantes da ação educativa nos processos de decisão da escola. O contexto da pesquisa é a Escola Municipal Messias Pinto Alves, localizada na cidade de Lagoa Santa – MG. O período analisado é o segundo semestre de 2010, início do mandato da atual gestão, da qual faço parte, que começou com a posse das diretoras eleitas em julho deste ano. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar as peculiaridades dos processos de decisão nesta gestão. Para tanto, serão abordados, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, temas integrantes do Projeto Político Pedagógico da escola, tais como: gestão democrática e participativa, Conselhos de Classe e atuação do Colegiado Escolar. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49745 |
Issue Date: | 27-Jan-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ANDREIA_TEOBALDO_DE_MAGALHAES.pdf | 528.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License