Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/49808
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensino-ação: uma experiência de aprendizado por meio da extensão universitária
Autor(es): Vivian Lara dos Santos Silva
Fausto Makishi
Resumen: Este texto relata uma experiência metodológica pioneira que vem sendo desenvolvida nos últimos dez anos na disciplina de Gestão Industrial, oferecida pelo curso de Engenharia e Alimentos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP). A iniciativa inova ao incorporar a extensão universitária, via empreendedorismo social, à metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, ou Problem-Based Learning (PBL). O trabalho universitário junto à comunidade local motiva e enseja a aplicação de conceitos abordados em sala de aula, com importantes resultados em termos de fomento ao conhecimento, habilidade e atitude dos discentes. Ao mesmo tempo, reforça valores e aproxima universidade, empresa e sociedade. Mais do que prática e experiência exitosas restritas ao curso e à instituição, os resultados sugerem ser o método de ensino-ação por meio da extensão universitária potencialmente valioso ao incremento que se faz necessário à formação superior no Brasil.
Abstract: This paper reports a pioneering methodological experience that has been developed in the last ten years in the Industrial Management course offered by the Food Engineering and Engineering degree at the Animal Science and Food Engineering School of the University of São Paulo (FZEA/USP). The initiative innovates by incorporating university extension, through social entrepreneurship, to the Problem-Based Learning (PBL) methodology. The university work with the local community motivates and encourages the application of concepts addressed in the classroom, with important results in terms of promoting the knowledge, ability and attitude of the students. At the same time, it reinforces values and approaches university, business and society. More than successful practice and experience restricted to the course and to the institution, the results suggest that the teaching-action method through the university extension is potentially valuable to the increment, which is necessary for the higher education in Brazil.
Asunto: Engenharia - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Ensino superior
Extensão universitária
Responsabilidade social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p141-145
URI: http://hdl.handle.net/1843/49808
Fecha del documento: 22-dic-2017
metadata.dc.url.externa: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/141962
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Ensino-ação uma experiência de aprendizado por meio da extensão universitária.pdf256.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.