Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49837
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Políticas linguísticas na universidade: a promoção das línguas indígenas no curso de licenciatura em formação intercultural para educadores indígenas (FIEI)
Título(s) alternativo(s): University linguistic policies: supporting indigenous languages in an undergraduate intercultural training course for indigenous educators (FIEI)
Autor(es): Maria Gorete Neto
Resumo: Esse artigo reflete sobre as políticas linguístico-educacionais para os povos indígenas no Brasil e apresenta algumas ações de políticas linguísticas para a promoção das línguas indígenas desenvolvidas no âmbito do curso de licenciatura em Formação Intercultural para Educadores Indígenas da UFMG. No FIEI são faladas variedades de português indígena de seis povos e mais as línguas Guarani e Maxakali. Há uma preocupação bastante grande por parte do corpo docente em ensinar o português acadêmico sem sufocar as referidas línguas. Construir instrumentos do processo seletivo FIEI contemplando as línguas indígenas, facultar a expressão oral e escrita nessas línguas nas aulas e pesquisas desenvolvidas pelos universitários indígenas, desenvolver materiais didáticos e propostas de ensino são algumas das ações que vêm sendo implementadas. Espera-se que esse texto possa contribuir na reflexão e promoção de novas ações com vistas a ultrapassar alguns limites já detectados.
Abstract: This article investigates the linguistic policies for indigenous people in Brazil. It also presents some actions related to linguistic policies for indigenous students developed for the undergraduate course: Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI) [Intercultural Training for Indigenous Educators] of the Federal University of Minas Gerais, Brazil. In this course, six indigenous Portuguese languages are spoken, plus the Maxakali and Guarani languages.There is a constant concern, among the teaching faculty, to teach academic Portuguese without repressing indigenous languages. The FIEI has been constructing systems to evaluate indigenous languages, encouraging orality and writing, and developing pedagogical instruments to teach those languages. This text is intended as a contribution to the ongoing discussion. Keywords: Linguistic policies; Support indigenous languages; Undergraduate studies.
Assunto: Educação
Povos indígenas
Educadores indígenas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n2.p88-103
URI: http://hdl.handle.net/1843/49837
Data do documento: 4-Abr-2018
metadata.dc.url.externa: http://https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/11657
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