Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49876
Tipo: Dissertação
Título: Comunidade Bigode: uma etnografia do samba e do sambista em Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): Bigode Community: an ethnography of samba and the sambista en Belo Horizonte
Autor(es): Gabriel Silva Arruda
Primeiro Orientador: Eduardo Pires Rosse
Primeiro membro da banca : José Alberto Salgado e Silva
Segundo membro da banca: Glaura Lucas
Resumo: Esta dissertação parte de um exercício etnográfico entre sambas e sambistas em Belo Horizonte (MG). As descrições e análises propostas se constroem no entorno de uma formação acústica chamada no campo de pesquisa como “samba”. Buscamos realizar um estudo intensivo aplicado sobre uma teia de interações sociais localizadas, pautadas no trabalho acústico, que nos permitiu captar alguns dos sistemas de relações interpessoais e suas categorias de representação social. Visamos entender como o contexto do que ficou conhecido como gênero musical samba atravessa as percepções da realidade observada, para em seguida analisar como se organiza um tecido socio-musical a que chamamos, enquanto objeto construído de análise, como “Comunidade Bigode”. Tratamos então da descrição de algumas das práticas desenvolvidas em meio a essa comunidade, mais precisamente da descrição e análise de um bloco de carnaval de rua e das “rodas de samba” em condição de show, além dos espaços e vivências que os atravessam. A partir da experiência de campo, mobilizamos temas ligados à performance e ao entrelugar do samba entre características apresentacionais e participativas; à aprendizagem em um caráter situado, fundamentalmente como um processo social e não apenas um processo cognitivo; ao fazer laboral e às formas precárias que se desenvolvem no processo de flexibilização das relações trabalhistas; à sociabilização e fruição em contexto comunitário e; às representações simbólicas e identidades presentes, a partir das percepções e trajetórias dos meus interlocutores enquanto musicistas e representantes de uma manifestação cultural.
Abstract: This work proposes an ethnographic exercise about sambas and sambistas in Belo Horizonte (MG). The descriptions and analyzes developed are built around an acoustic formation known in the research field as “samba”. We sought to carry out an intensive applied study on a web of localized social interactions, based on acoustic labor, which allowed us to study some of the systems of interpersonal relationships and their categories of social representation. We aim to understand how the context of what became known as the musical genre “samba” crosses the perceptions of the observed reality, to then analyze how a socio-musical tissue that we call, as a constructed object of analysis, as “Comunidade Bigode” is organized. We then worked on describing some of the practices developed within this community, more precisely the description and analysis of a street carnival block and the “rodas de samba” as a “show”, in addition to the spaces and experiences that permeate them. From the field experience, we mobilized themes related to performance and the in-between place of samba among presentational and participatory characteristics; to learning in a situated character, fundamentally as a social process and not just a cognitive process; to the labor doing and the precarious forms that develop in the process of flexibilization of labor relations; to socialization and fruition in a community context and; to the symbolic representations and present identities, based on the perceptions and trajectories of my interlocutors as musicians and representatives of a cultural manifestation.
Assunto: Música - Teses
Samba - Belo Horizonte (MG)
Sambistas
Samba de roda
Blocos carnavalescos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49876
Data do documento: 22-Dez-2022
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