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dc.contributor.advisor1Eduardo Pires Rossept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3976870085676446pt_BR
dc.contributor.referee1José Alberto Salgado e Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Glaura Lucaspt_BR
dc.creatorGabriel Silva Arrudapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9075633975363763pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-10T14:37:26Z-
dc.date.available2023-02-10T14:37:26Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49876-
dc.description.abstractThis work proposes an ethnographic exercise about sambas and sambistas in Belo Horizonte (MG). The descriptions and analyzes developed are built around an acoustic formation known in the research field as “samba”. We sought to carry out an intensive applied study on a web of localized social interactions, based on acoustic labor, which allowed us to study some of the systems of interpersonal relationships and their categories of social representation. We aim to understand how the context of what became known as the musical genre “samba” crosses the perceptions of the observed reality, to then analyze how a socio-musical tissue that we call, as a constructed object of analysis, as “Comunidade Bigode” is organized. We then worked on describing some of the practices developed within this community, more precisely the description and analysis of a street carnival block and the “rodas de samba” as a “show”, in addition to the spaces and experiences that permeate them. From the field experience, we mobilized themes related to performance and the in-between place of samba among presentational and participatory characteristics; to learning in a situated character, fundamentally as a social process and not just a cognitive process; to the labor doing and the precarious forms that develop in the process of flexibilization of labor relations; to socialization and fruition in a community context and; to the symbolic representations and present identities, based on the perceptions and trajectories of my interlocutors as musicians and representatives of a cultural manifestation.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação parte de um exercício etnográfico entre sambas e sambistas em Belo Horizonte (MG). As descrições e análises propostas se constroem no entorno de uma formação acústica chamada no campo de pesquisa como “samba”. Buscamos realizar um estudo intensivo aplicado sobre uma teia de interações sociais localizadas, pautadas no trabalho acústico, que nos permitiu captar alguns dos sistemas de relações interpessoais e suas categorias de representação social. Visamos entender como o contexto do que ficou conhecido como gênero musical samba atravessa as percepções da realidade observada, para em seguida analisar como se organiza um tecido socio-musical a que chamamos, enquanto objeto construído de análise, como “Comunidade Bigode”. Tratamos então da descrição de algumas das práticas desenvolvidas em meio a essa comunidade, mais precisamente da descrição e análise de um bloco de carnaval de rua e das “rodas de samba” em condição de show, além dos espaços e vivências que os atravessam. A partir da experiência de campo, mobilizamos temas ligados à performance e ao entrelugar do samba entre características apresentacionais e participativas; à aprendizagem em um caráter situado, fundamentalmente como um processo social e não apenas um processo cognitivo; ao fazer laboral e às formas precárias que se desenvolvem no processo de flexibilização das relações trabalhistas; à sociabilização e fruição em contexto comunitário e; às representações simbólicas e identidades presentes, a partir das percepções e trajetórias dos meus interlocutores enquanto musicistas e representantes de uma manifestação cultural.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectSambistapt_BR
dc.subjectRoda de Sambapt_BR
dc.subjectBloco de carnavalpt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectTrabalho acústicopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMúsica e trabalhopt_BR
dc.subject.otherMúsica - Tesespt_BR
dc.subject.otherSamba - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherSambistaspt_BR
dc.subject.otherSamba de rodapt_BR
dc.subject.otherBlocos carnavalescospt_BR
dc.titleComunidade Bigode: uma etnografia do samba e do sambista em Belo Horizontept_BR
dc.title.alternativeBigode Community: an ethnography of samba and the sambista en Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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