Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49882
Type: Monografia (especialização)
Title: O papel da avaliação educacional junto ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem
Authors: Luiz Carlos Lopes
First Advisor: Márcia Helena Mesquita Ferreira
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Júnior
Abstract: A avaliação está presente quando se busca conhecimento, quando se estabelece relações com a qualidade de algum produto, concepções ou outros indivíduos. A avaliação está presente em todos os aspectos e implícita ou explicitamente, demonstrando que é preciso gerir sua ação. Este trabalho propõe o enfoque à avaliação de maneira ampla, no desenvolvimento da criança no contexto escolar, especificamente na sala de aula e nas influências desta sobre a aprendizagem e nas ações educativas propostas para a aprendizagem significativa a partir dos resultados da avaliação. Ressalta-se ainda a análise do Projeto Pedagógico da Escola Municipal Iracema Esteves situada na cidade de Alfenas - MG com vistas a identificar como a escola trabalha com a avaliação como fator de ensino enfocando seus desdobramentos no trabalho pedagógico. Diante disso, a pesquisa se caracteriza como documental e qualitativa por ser norteada por meio de análises no Projeto Político-Pedagógico da Escola Iracema Esteves e avaliado em seus aspectos avaliativos no que se refere à avaliação como fundamento aos processos de ensino-aprendizagem. Foi possível constatar que os diversos tipos de avaliação podem ser trabalhados de forma que faça os alunos aprenderem, mas também que os mesmos tipos podem levar os alunos ao fracasso escolar. Neste sentido concluise que o gestor escolar é o grande responsável pelo sucesso da instituição que administra, pois, não se pode atribuir somente aos alunos e professores o fracasso escolar, mas, sobretudo, aquele que recebe a função de gerir a escola, pois, é o gestor que articula todo o processo educativo e isto não pode ser esquecido. Podese dizer que o modelo Democrático e Participativo é o que mais se procura implantar nas escolas, no entanto, o modelo Tradicional ainda impera nas mentes dos educadores que não aceitam novas propostas. As conclusões básicas a que se chegou, podem ser classificadas da seguinte forma: É possível a avaliação ser um instrumento de aprendizagem, desde que seja compreendida em sua amplitude, e que a progressão continuada ainda não constitui algo claro para os profissionais da educação que continuam vivenciando a cultura da reprovação que exclui e que é usada como punição. Outro aspecto analisado foi à ausência de programas de capacitação para os professores, que geralmente nem são informados das mudanças avaliativas pelos gestores que recebem o treinamento. Quanto ao Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Iracema Esteves no que se refere a avaliação, foi possível concluir que a escola se baseia no modelo formativo democrático participativo, porém, ainda se sustenta em alguns aspectos no modelo tradicional. De acordo com as análises gerais compreendeu-se que o gestor não pode se ater ao seu contexto escolar, aplicando a gestão do pedagógico da forma que achar melhor, eximindo-se de sua responsabilidade e a repassando aos “especialistas”. É preciso muito mais que isso, é preciso ampliar a visão diretiva a cerca dos processos avaliativos para então caracterizar o termo “gestão do pedagógico”.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49882
Issue Date: 27-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

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