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Tipo: Monografia (especialização)
Título: A arte educação como ferramenta para a construção do vínculo entre os adolescentes na atenção básica
Autor(es): Éverton Vinício de Oliveira Silva
Primeiro Orientador: Lenice de Castro Mendes Villela
Primeiro membro da banca : Lenice de Castro Mendes Villela
Segundo membro da banca: Maria José Cabral Grillo
Resumo: Considerou-se a partir do diagnóstico situacional, que um dos problemas enfrentados pela ESF é a falta de vínculo entre os adolescentes e as ações realizadas na Atenção Básica através da Estratégia de Saúde da Família para este grupo etário. Tal situação pode acarretar grandes impactos, tendo em vista que vários são os problemas que podem ser gerados pela falta de acesso a informação do adolescente às questões de prevenção e também falta de adesão a ações de promoção da saúde. O presente trabalho tem como objetivo elaborar um projeto de intervenção para implementar ações de promoção, prevenção utilizando a arte educação como ferramenta para atrair e construir um vínculo entre os adolescentes e o serviço de Atenção Básica. Optou-se pela implementação do projeto na área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família Dr. Antonio Geraldo de Oliveira, do município de Itaguara, Minas Gerais, por se tratar de uma equipe que lida com uma população em maior situação de vulnerabilidade social. Inicialmente, realizou-se diagnóstico situacional e posteriormente uma revisão de literatura sobre as questões específicas da adolescência. Foram pesquisadas publicações disponíveis na base de dados Scielo, publicações do Ministério da Saúde e ainda pesquisa em base de dados secundários, no Sistema de Informação da Atenção Básica SIAB, DATASUSe registros do município. O projeto proposto busca sensibilizar e permitir espaços para os jovens, na construção de seus projetos de vida, socialização e lazer. Utilizou-se de oficinas de arte educação como estratégia para oferecer a construção de vínculos entre os adolescentes e equipe de saúde e para possibilitar uma população adulta com saúde e qualidade de vida. Por se tratar de uma clientela diferenciada e ao mesmo tempo desafiadora, os métodos de abordagens a este público também se configuram como desafiadores e exigem dos profissionais ações igualmente inovadoras.
Abstract: It was considered a situational diagnosis, one of the problems faced by the ESF is the lack of connection between young people and the actions carried out in primary care through the Family Health Strategy for this age group. This situation can lead to major impacts, given that there are several problems that can be caused by lack of access to information on adolescent issues of prevention and also lack of adherence to health promotion activities. This study aims to develop an intervention project to implement health promotion, prevention education using art as a tool to attract and build a bond among adolescents and Primary Care service. We opted for the implementation of the project in the area covered by the Family Dr. Antonio Geraldo de Oliveira, the municipality of Itaguara, Health Strategy Minas Gerais, since this is a team that deals with a population greater social vulnerability . Initially, there was situational diagnosis and subsequently review the literature on the specific issues of adolescence. Publications were available in searchable database Scielo, publications of the Ministry of Health and even research based on secondary data, the Information System of Primary Care SIAB, DATASUS and the county records. The proposed project seeks to raise awareness and allow spaces for young people to build their life projects, socialization and leisure. We used art workshops to provide education as a strategy to build links between young people and health professionals and to enable an adult population with health and quality of life. Because it is a different clientele and challenging at the same time, methods of approaches to this public also stand as challenging and require equally innovative professional actions.
Assunto: Acesso à Informação
Arte
Promoção da Saúde
Qualidade de Vida
Socialização
Vulnerabilidade Social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Curso: Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49887
Data do documento: 11-Jan-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

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