Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49887
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lenice de Castro Mendes Villelapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1094905191440535pt_BR
dc.contributor.referee1Lenice de Castro Mendes Villelapt_BR
dc.contributor.referee2Maria José Cabral Grillopt_BR
dc.creatorÉverton Vinício de Oliveira Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5077653280952780pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-10T15:22:38Z-
dc.date.available2023-02-10T15:22:38Z-
dc.date.issued2014-01-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49887-
dc.description.abstractIt was considered a situational diagnosis, one of the problems faced by the ESF is the lack of connection between young people and the actions carried out in primary care through the Family Health Strategy for this age group. This situation can lead to major impacts, given that there are several problems that can be caused by lack of access to information on adolescent issues of prevention and also lack of adherence to health promotion activities. This study aims to develop an intervention project to implement health promotion, prevention education using art as a tool to attract and build a bond among adolescents and Primary Care service. We opted for the implementation of the project in the area covered by the Family Dr. Antonio Geraldo de Oliveira, the municipality of Itaguara, Health Strategy Minas Gerais, since this is a team that deals with a population greater social vulnerability . Initially, there was situational diagnosis and subsequently review the literature on the specific issues of adolescence. Publications were available in searchable database Scielo, publications of the Ministry of Health and even research based on secondary data, the Information System of Primary Care SIAB, DATASUS and the county records. The proposed project seeks to raise awareness and allow spaces for young people to build their life projects, socialization and leisure. We used art workshops to provide education as a strategy to build links between young people and health professionals and to enable an adult population with health and quality of life. Because it is a different clientele and challenging at the same time, methods of approaches to this public also stand as challenging and require equally innovative professional actions.pt_BR
dc.description.resumoConsiderou-se a partir do diagnóstico situacional, que um dos problemas enfrentados pela ESF é a falta de vínculo entre os adolescentes e as ações realizadas na Atenção Básica através da Estratégia de Saúde da Família para este grupo etário. Tal situação pode acarretar grandes impactos, tendo em vista que vários são os problemas que podem ser gerados pela falta de acesso a informação do adolescente às questões de prevenção e também falta de adesão a ações de promoção da saúde. O presente trabalho tem como objetivo elaborar um projeto de intervenção para implementar ações de promoção, prevenção utilizando a arte educação como ferramenta para atrair e construir um vínculo entre os adolescentes e o serviço de Atenção Básica. Optou-se pela implementação do projeto na área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família Dr. Antonio Geraldo de Oliveira, do município de Itaguara, Minas Gerais, por se tratar de uma equipe que lida com uma população em maior situação de vulnerabilidade social. Inicialmente, realizou-se diagnóstico situacional e posteriormente uma revisão de literatura sobre as questões específicas da adolescência. Foram pesquisadas publicações disponíveis na base de dados Scielo, publicações do Ministério da Saúde e ainda pesquisa em base de dados secundários, no Sistema de Informação da Atenção Básica SIAB, DATASUSe registros do município. O projeto proposto busca sensibilizar e permitir espaços para os jovens, na construção de seus projetos de vida, socialização e lazer. Utilizou-se de oficinas de arte educação como estratégia para oferecer a construção de vínculos entre os adolescentes e equipe de saúde e para possibilitar uma população adulta com saúde e qualidade de vida. Por se tratar de uma clientela diferenciada e ao mesmo tempo desafiadora, os métodos de abordagens a este público também se configuram como desafiadores e exigem dos profissionais ações igualmente inovadoras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Famíliapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectVínculopt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subject.otherAcesso à Informaçãopt_BR
dc.subject.otherArtept_BR
dc.subject.otherPromoção da Saúdept_BR
dc.subject.otherQualidade de Vidapt_BR
dc.subject.otherSocializaçãopt_BR
dc.subject.otherVulnerabilidade Socialpt_BR
dc.titleA arte educação como ferramenta para a construção do vínculo entre os adolescentes na atenção básicapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Éverton_Vinício_De_Oliveira_Silva_definitivo_23_de _dez_2013, versão2014.pdf455.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.