Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49893
Type: Monografia (especialização)
Title: A importância da construção do PPP em uma gestão democrática para uma interação positiva da escola e família
Authors: Regina Lúcia Faria de Araújo
First Advisor: Mírian Queiroz de Souza Daniel
Abstract: Este estudo deseja refletir sobre conceitos referentes ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e sua importância diante de uma gestão democrática visando a interação da família e escola. A parceria entre pais e a instituição de ensino demanda prudência, estudo, compreensão e acima de tudo, interação por parte dos gestores, por este motivo podemos afirmar que é de extrema relevância que se dedique atenção na elaboração do PPP, pois é a partir deste e de acordo com seus conceitos que esta parceria deve ser estabelecida. A finalidade é que essa parceria se edifique através de uma mediação projetada e consciente, em que a instituição escolar consiga esquematizar ambientes de reflexão, conhecimentos e sugestões com o grupo de envolvidos com o processo educativo, incluindo, no entanto, família e escola constituindo, principalmente, o elo entre as duas instituições. A compreensão do processo de elaboração do PPP numa gestão democrática visando construir uma interação com a família é o principal objetivo dessa análise crítica. Ao buscar compreender os principais elementos que interagem na relação família-escola avançamos na compreensão de elementos que confluem na qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos-sujeitos. Este estudo nos coloca frente aos desafios das funções da escola num mundo contemporâneo assim como aos desafios que cabem às famílias, que teem ganhado constituições diferenciadas da constituição tradicional, reconhecida pela escola como modelo único. Refletir sobre estes desafios certamente contribuirão para avanços na qualidade do ensino para nossas crianças.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49893
Issue Date: 28-Jul-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_REGINA_LUCIA_FARIA_ARAUJO.pdf218.98 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons