Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/49930
Tipo: Dissertação
Título: A imagem enquanto corpo de um tempo
Título(s) alternativo(s): The image as a stretch in time
Autor(es): Amanda Ehrhardt Cherici Nogueira
Primeiro Orientador: Patrícia Gomes de Azevedo
Primeiro membro da banca : Carlos Henrique Rezende Falci
Segundo membro da banca: Ruth Moreira de Sousa Regiani
Resumo: Esta pesquisa busca construir um entendimento acerca da natureza experimental e processual da fotografia, considerando a imagem enquanto corpo de um tempo. Sendo assim, explora a relação tempo-fotografia a partir da suspeita de que o tempo poderia ser um elemento plástico para a fotografia. Debruça-se sobre diferentes processos, usos, possibilidades técnicas e estéticas do dispositivo fotográfico, explorando o contexto sociopolítico em que emergem e tensionam e suas conexões com outras linguagens e domínios do conhecimento. Explora a relação tempo-fotografia, a partir de sua plasticidade e potência expressiva, incluindo a narrativa e a matemática. Dentre a busca informacional e analítica, pondera-se resultados contextualizados e arranjados dentro da contagem temporal. Assim, estende-se aos processos pioneiros à arte contemporânea, reunindo autores, imagens e acontecimentos paradigmáticos que montam a narrativa da história da fotografia, estabelecendo novas relações, em diálogo com as urgências do seu tempo e as do tempo presente.
Abstract: This research seeks to build an understanding of the experimental and procedural nature of photography, considering the image as a stretch in time. Therefore, it explores the time-photography relationship from the suspicion that time could be a plastic element for photography. It focuses on different processes, uses, technical and aesthetic possibilities of the photographic device, exploring the sociopolitical context in which they emerge and intend and their connections with other languages and domains of knowledge. It explores the time-photography relationship, from its plasticity and expressive power, including narrative and mathematics. Among the informational and analytical searches, contextualized results are considered and arranged within the temporal count. Thus, it extends from the pioneering processes to contemporary art, bringing together authors, images and paradigmatic events that assemble the narrative of the history of photography, establishing new relationships, in dialogue with the urges of its time and those of the present time.
Assunto: Fotografia - História
Memória na arte
Arte e fotografia
Arte - Filosofia
Arte moderna - Séc. XXI
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/49930
Data do documento: 29-Ago-2022
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