Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Patrícia Gomes de Azevedopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6923706657904398pt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Henrique Rezende Falcipt_BR
dc.contributor.referee2Ruth Moreira de Sousa Regianipt_BR
dc.creatorAmanda Ehrhardt Cherici Nogueirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2680401677209057pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-13T13:09:56Z-
dc.date.available2023-02-13T13:09:56Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/49930-
dc.description.abstractThis research seeks to build an understanding of the experimental and procedural nature of photography, considering the image as a stretch in time. Therefore, it explores the time-photography relationship from the suspicion that time could be a plastic element for photography. It focuses on different processes, uses, technical and aesthetic possibilities of the photographic device, exploring the sociopolitical context in which they emerge and intend and their connections with other languages and domains of knowledge. It explores the time-photography relationship, from its plasticity and expressive power, including narrative and mathematics. Among the informational and analytical searches, contextualized results are considered and arranged within the temporal count. Thus, it extends from the pioneering processes to contemporary art, bringing together authors, images and paradigmatic events that assemble the narrative of the history of photography, establishing new relationships, in dialogue with the urges of its time and those of the present time.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca construir um entendimento acerca da natureza experimental e processual da fotografia, considerando a imagem enquanto corpo de um tempo. Sendo assim, explora a relação tempo-fotografia a partir da suspeita de que o tempo poderia ser um elemento plástico para a fotografia. Debruça-se sobre diferentes processos, usos, possibilidades técnicas e estéticas do dispositivo fotográfico, explorando o contexto sociopolítico em que emergem e tensionam e suas conexões com outras linguagens e domínios do conhecimento. Explora a relação tempo-fotografia, a partir de sua plasticidade e potência expressiva, incluindo a narrativa e a matemática. Dentre a busca informacional e analítica, pondera-se resultados contextualizados e arranjados dentro da contagem temporal. Assim, estende-se aos processos pioneiros à arte contemporânea, reunindo autores, imagens e acontecimentos paradigmáticos que montam a narrativa da história da fotografia, estabelecendo novas relações, em diálogo com as urgências do seu tempo e as do tempo presente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFotografia experimentalpt_BR
dc.subjectPlasticidadept_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subject.otherFotografia - Históriapt_BR
dc.subject.otherMemória na artept_BR
dc.subject.otherArte e fotografiapt_BR
dc.subject.otherArte - Filosofiapt_BR
dc.subject.otherArte moderna - Séc. XXIpt_BR
dc.titleA imagem enquanto corpo de um tempopt_BR
dc.title.alternativeThe image as a stretch in timept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
amandanog_aimagemenquantocorpodeumtempo_dissertação_13122022_repositóriopdfa.pdfA imagem enquanto corpo de um tempo4.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.