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http://hdl.handle.net/1843/49956
Tipo: | Tese |
Título: | Análise do desprendimento de bolhas na propagação de trinca por fadiga no aço A-36 em ambiente subaquático |
Autor(es): | Gabriel Mendes de Almeida Carvalho |
Primeiro Orientador: | Alexandre Queiroz Bracarense |
Primeiro Coorientador: | Ariel Rodríguez Arias |
Primeiro membro da banca : | Paulo José Modenesi |
Segundo membro da banca: | Geraldo Lúcio de Faria |
Terceiro membro da banca: | Vanessa de Freitas Cunha Lins |
Quarto membro da banca: | Ezequiel Caires Pereira Pessoa |
Resumo: | Com a diminuição da oferta das reservas de recursos naturais em terra, a busca desses recursos em ambiente subaquático vem ganhando magnitude nas últimas décadas, principalmente pela exploração do petróleo em plataformas off-shore, com isso, há a necessidade de que projetos e manutenção de componentes que trabalhem em ambiente aquoso sejam otimizados para estes meios, buscando assim maior confiabilidade e vida útil para estes componentes. O estudo da fadiga em ambiente subaquático é dificultado pois envolve diversas variáveis, muitas delas estão relacionadas à interação do material com o meio em que está submetido. Ao realizar testes de fadiga utilizando corpos de prova do tipo C(T) e ensaiados em ambiente aquoso, foi constatado o aparecimento de bolhas que se desprendem da região da ponta da trinca durante o ensaio, porém, até o momento, a literatura não havia relatado esse fenômeno neste tipo de ensaio e tampouco a explicação para ele. Buscando a explicação do fenômeno, este trabalho relacionou a propagação da trinca por fadiga do aço ASTM A36 em ambiente subaquático em diferentes parâmetros de ensaio, como a frequência de aplicação de carga (10Hz e 30Hz) e variação da tensão (ΔP). Através da análise de filmagens de alta velocidade e análise das curvas de taxa de propagação de trinca, a ocorrência do fenômeno foi associada à fragilização por hidrogênio, tendo sua intensificação ou inibição relacionada aos valores de ΔK, como já é relatado para esse tipo de ensaio em ambiente subaquático. Para o material ensaiado, o fenômeno tende a não mais ocorrer para valores superiores a 22 MPa√m. |
Abstract: | Com a diminuição da oferta das reservas de recursos naturais em terra, a busca desses recursos em ambiente subaquático vem ganhando magnitude nas últimas décadas, principalmente pela exploração do petróleo em plataformas off-shore, com isso, há a necessidade de que projetos e manutenção de componentes que trabalhem em ambiente aquoso sejam otimizados para estes meios, buscando assim maior confiabilidade e vida útil para estes componentes. O estudo da fadiga em ambiente subaquático é dificultado pois envolve diversas variáveis, muitas delas estão relacionadas à interação do material com o meio em que está submetido. Ao realizar testes de fadiga utilizando corpos de prova do tipo C(T) e ensaiados em ambiente aquoso, foi constatado o aparecimento de bolhas que se desprendem da região da ponta da trinca durante o ensaio, porém, até o momento, a literatura não havia relatado esse fenômeno neste tipo de ensaio e tampouco a explicação para ele. Buscando a explicação do fenômeno, este trabalho relacionou a propagação da trinca por fadiga do aço ASTM A36 em ambiente subaquático em diferentes parâmetros de ensaio, como a frequência de aplicação de carga (10Hz e 30Hz) e variação da tensão ( P). Através da análise de filmagens de alta velocidade e análise das curvas de taxa de propagação de trinca, a ocorrência do fenômeno foi associada à fragilização por hidrogênio, tendo sua intensificação ou inibição relacionada aos valores de K, como já é relatado para esse tipo de ensaio em ambiente subaquático. Para o material ensaiado, o fenômeno tende a não mais ocorrer para valores superiores a 22 MPa m. |
Assunto: | Engenharia mecânica Fadiga Corrosão por fadiga Metais - Fragilização por hidrogênio |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/49956 |
Data do documento: | 29-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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