Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/49959
Type: Dissertação
Title: Mistura para bolo sem glúten com farinha de arroz negro: pesquisa mercadológica e estudo de embalagem
Other Titles: Gluten-free cake mix with black rice flour: market research and packaging study
Authors: Mariuze Loyanny Pereira Oliveira
First Advisor: Caroline Liboreiro Paiva
First Co-advisor: Claudia Regina Vieira
First Referee: Juliana Pinto de Lima
Second Referee: Aline Cristina Arruda Gonçalves
Abstract: Objetivou-se com este trabalho avaliar a tendência de mercado de uma mistura para bolo sem glúten com farinha de arroz negro por meio de diferentes propostas de rótulos de embalagem. Foram realizados três estudos: (I) o primeiro avaliou se alegações de funcionalidade no rótulo da embalagem desenvolvida em estudo anterior, influenciavam nas intenções de compra e consumo de consumidores; (II) o segundo objetivou, por meio de grupo de foco, criar opções de rótulos de embalagens e investigar a preferência dos consumidores em relação às cores, imagens e disposição das informações; (III) no terceiro, utilizando um prótipo da embalgem, preferida no segundo estudo, objetivou avaliar a influência das informações da embalagem na aceitação sensorial hedônica e as expectivas geradas em consumidores. A participação dos voluntários foi condicionada a concordândia e assinatura do termo de consentimento livre esclarecido, sendo a pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Todos os estudos avaliaram o perfil demográfico e comportamento dos consumidores frente a questões de compra. Os I e II foram realizados de forma randomizada utilizando questionários enviados via formulário Google Forms. No I, os dados foram avaliados utilizando análise de cluster a partir do software R CORE TEAM e clusterização particionada usando a técnica K-means. No II, a parte frontal do rótulo da embalagem foi avalida com análise conjunta de fatores baseada em escolhas (ANCFE) e o verso do rótulo através de teste de preferência. O III foi conduzido em três sessões sensoriais: aceitação da amostra do bolo em teste cego, expectativa (alta, média e baixa) sobre o produto olhando para embalagem (antes e após degustação) e aceitação da amostra do bolo com visualização da embalagem, utilizando escala hedônica de 9 pontos. Também foram avaliadas as manifestações da intenção de compra, consumo e valor que estaria disposto a pagar pelo produto. As notas hedônicas foram analisadas utilizando faixas de aceitação e teste t stundet. Através dos grupos focais, os atributos utilizados para a elaboração das embalagens foram: cores, imagens, alegações e disposição das informações escritas. Foram criadas oito opções de rótulo frontal com alegações padronizadas e variando a cor de fundo, cor da faixa central e imagem, também, duas opções de verso com variação apenas na disposição das informações. Rótulo frontal com fundo marrom, faixa verde e imagem do bolo inteiro, e informações no verso na posição na vertical foram significantemente preferidos. No estudo III, observou-se que as notas dos atributos sensoriais de aparência, textura, sabor, doçura e impressão global foram estatisticamente superiores no teste sensorial do bolo servido juntamente com o protótipo da embalagem em comparação com os resultados do teste sensorial cego, ou seja, aquele em que o bolo foi servido sem os degustadores verem a embalagem. As afirmações sobre intenção de compra e consumo ficaram entre “provavelmente compraria” e “consumiria frequentemente”. Conclui-se que atributos visuais de embalagens influenciaram na preferência, aceitação e expectativas sensoriais da mistura para bolo sem glúten com farinha de arroz negro, associados a fatores demográficos e de comportamento.
Abstract: The objective of this work was to evaluate the market trend of a gluten-free cake mix with black rice flour through different proposals for packaging labels. Three studies were carried out: (I) the first evaluated whether functionality claims on the packaging label developed in a previous study influenced consumers' purchase and consumption intentions; (II) the second aimed, through a focus group, to create packaging label options and investigate consumer preferences in relation to colors, images and information layout; (III) in the third, using a packaging prototype, preferred in the second study, aimed to evaluate the influence of packaging information on hedonic sensory acceptance and expectations generated in consumers. Volunteer participation was subject to agreement and signing of the informed consent form, and the research was approved by the Research Ethics Committee. All studies evaluated the demographic profile and behavior of consumers regarding purchase issues. The I and II were carried out randomly using questionnaires sent via Google Forms. In I, data were evaluated using cluster analysis from the R CORE TEAM software and partitioned clustering using the K-means technique. In II, the front of the package label was evaluated with choice-based joint factor analysis (ANCFE) and the back of the label through a preference test. The III was conducted in three sensory sessions: acceptance of the cake sample in a blind test, expectation (high, medium and low) about the product looking at the packaging (before and after tasting) and acceptance of the cake sample with visualization of the packaging, using 9-point hedonic scale. Manifestations of purchase intention, consumption and value that would be willing to pay for the product were also evaluated. The hedonic scores were analyzed using acceptance ranges and the t stundet test. Through the focus groups, the attributes used for the preparation of the packages were: colors, images, claims and arrangement of written information. Eight front label options were created with standardized claims and varying the background color, color of the central band and image, as well as two options on the back with variation only in the arrangement of information. Front label with brown background, green band and image of whole cake, and information on back in upright position were significantly preferred. In study III, it was observed that the scores of the sensory attributes of appearance, texture, flavor, sweetness and overall impression were statistically higher in the sensory test of the cake served together with the packaging prototype compared to the results of the blind sensory test, or that is, the one in which the cake was served without the tasters seeing the packaging. Statements about purchase intention and consumption ranged between “probably would buy” and “would consume frequently”. It is concluded that visual packaging attributes influenced the preference, acceptance and sensory expectations of the gluten-free cake mix with black rice flour, associated with demographic and behavioral factors.
Subject: Comportamento do consumidor
Rotulos
Doença celiaca
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Saúde
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/49959
Issue Date: 21-Dec-2022
metadata.dc.description.embargo: 21-Dec-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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