Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50022
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A participação da família nos processos decisórios da Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira
Autor(es): Leila Magela Ferreira
Primeiro Orientador: Mírian Queiroz de Souza Daniel
Primeiro membro da banca : Hormindo Pereira de Souza Junio
Resumo: Com o objetivo de analisar a importância da participação das famílias na escola, investiguei a participação das famílias na Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira bem como o processo de gestão democrática da referida escola e a criação de mecanismos para possibilitar a participação dessas famílias nos processos decisórios. Os principais referenciais teóricos foram os estudos de: Ângelo Ricardo de Souza(2005), Elba Siqueira de Sá Barreto(2005), Marta Luz Sisson Castro(2000), Genuíno Bordignon (2005), João Ferreira de Oliveira(2005), Karine Nunes de Moraes(2005), Luiz Fernandes Dourado(2005) e publicações do Ministério da Educação (MEC-2004), Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte(1994), Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira(2003 a 2010). Percebemos que a EMPFCM tem trabalhado para a consolidação de uma gestão democrática que garanta a participação efetiva das famílias e de toda a comunidade escolar e para isso tem criado novas estratégias de diálogo com essas famílias e com as diversas comunidades atendidas.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50022
Data do documento: 27-Jan-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LEILA_MAGELA_FERREIRA.pdf246.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons