Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/50027
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O papel do gestor em uma escola participativa |
Autor(es): | Mirian de Souza Nunes Cardoso |
Primeiro Orientador: | Márcia Helena Mesquita Ferreira |
Primeiro membro da banca : | Hormindo Pereira de Souza Júnior |
Resumo: | Este trabalho se propõe a apresentar um estudo sobre como deve ser a Gestão Participativa e como deve ser a postura do Gestor Escolar que se propõe a implantar a Gestão Participativa em sua escola. O objetivo desse trabalho de conclusão de curso é estabelecer os caminhos necessários para se chegar a uma Gestão Democrática e Participativa. A gestão democrática participativa, em todos os campos de atuação da escola, concorre para o aperfeiçoamento da práxis educacional, tendo em vista que viabiliza canais de envolvimento cada vez maior por parte dos sujeitos sociais pertencentes ao contexto educacional aí compartilhado. A partir da realidade social em que vivemos surge um debate em torno da elaboração de um projeto político-pedagógico voltado para as necessidades educacionais da escola, em sentido amplo: que vai desde o processo de ensino-aprendizagem propriamente dito até à gestão e tomada de decisões no seio da escola, o que significa envolvimento maior da comunidade escolar na vida e dinâmica da instituição, transformando-os em sujeitos ativos de todo o processo educacional, inclusive quanto aos aspectos organizacionais. A gestão democrática, destacando o esforço coletivo dos professores, alunos e gestores, tenta superar os obstáculos da burocratização administrativa da escola, incrementando os canais de intervenção coletiva da comunidade na instituição escolar. Uma gestão democrática garante, pelo menos em princípio, o aperfeiçoamento do debate e da prática educativa, além de proporcionar um caminho para a incorporação à dinâmica organizacional da escola dos sujeitos sociais, procurando incrementar o processo educativo. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50027 |
Data do documento: | 29-Jan-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_MIRIAN_DE_SOUZA_NUNES.pdf | 385.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons