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http://hdl.handle.net/1843/50027
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Márcia Helena Mesquita Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3063843840202445 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Júnior | pt_BR |
dc.creator | Mirian de Souza Nunes Cardoso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T15:32:04Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14T15:32:04Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50027 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho se propõe a apresentar um estudo sobre como deve ser a Gestão Participativa e como deve ser a postura do Gestor Escolar que se propõe a implantar a Gestão Participativa em sua escola. O objetivo desse trabalho de conclusão de curso é estabelecer os caminhos necessários para se chegar a uma Gestão Democrática e Participativa. A gestão democrática participativa, em todos os campos de atuação da escola, concorre para o aperfeiçoamento da práxis educacional, tendo em vista que viabiliza canais de envolvimento cada vez maior por parte dos sujeitos sociais pertencentes ao contexto educacional aí compartilhado. A partir da realidade social em que vivemos surge um debate em torno da elaboração de um projeto político-pedagógico voltado para as necessidades educacionais da escola, em sentido amplo: que vai desde o processo de ensino-aprendizagem propriamente dito até à gestão e tomada de decisões no seio da escola, o que significa envolvimento maior da comunidade escolar na vida e dinâmica da instituição, transformando-os em sujeitos ativos de todo o processo educacional, inclusive quanto aos aspectos organizacionais. A gestão democrática, destacando o esforço coletivo dos professores, alunos e gestores, tenta superar os obstáculos da burocratização administrativa da escola, incrementando os canais de intervenção coletiva da comunidade na instituição escolar. Uma gestão democrática garante, pelo menos em princípio, o aperfeiçoamento do debate e da prática educativa, além de proporcionar um caminho para a incorporação à dinâmica organizacional da escola dos sujeitos sociais, procurando incrementar o processo educativo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Gestão participativa | pt_BR |
dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Relação escola-comunidade | pt_BR |
dc.title | O papel do gestor em uma escola participativa | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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