Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marly Olívia Ribeiro e Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.creatorRosane Aparecida da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-15T11:54:50Z-
dc.date.available2023-02-15T11:54:50Z-
dc.date.issued2011-01-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50052-
dc.description.resumoPretende-se neste trabalho, realizar uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação Infantil Conceição Maria de Almeida, instituição da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Formiga/MG, nos seus aspectos pedagógico, administrativo e social. O trabalho foi desenvolvido com o ímpeto de conhecer a realidade escolar no que se refere às relações entre a escola e o contexto social, tema relacionado também à gestão democrática e participativa. Para seu desenvolvimento, foram utilizados autores que apresentam uma maneira de organizar a escola e desenvolver uma política de ações voltadas para a participação de toda comunidade escolar e estabelecem reflexões acerca da gestão, que visa garantir processos coletivos de decisão e que se efetiva nas escolas e centros de Educação Infantil. Verifica-se neste contexto, a necessidade de garantir a participação da comunidade nas decisões da escola criando e/ou mantendo mecanismos como eleição para gestor, conselho escolar, Colegiado Escolar, Caixa Escolar, Conselho de Classe, Assembléia Escolar, ou seja, todas as relações entre a escola e o contexto social do aluno. Ratifica-se, que na instituição analisada, o gestor estimula e oportuniza a participação dos profissionais e dos membros da comunidade escolar, principalmente através de seus representantes nos órgãos colegiados e em todos os processos de tomadas de decisão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectÓrgãos colegiados e relaçõespt_BR
dc.titleA gestão democrática e as relações entre a escola e o contexto socialpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ROSANE_APARECIDA_DA_SILVA.pdf310.91 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons