Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50061
Type: Monografia (especialização)
Title: Elaboração da proposta pedagógica: um estudo sobre a participação
Authors: Ruth Martins Pereira
First Advisor: Wanderléa Mendes Guedes
Abstract: Este estudo busca apontar mecanismos de uma gestão escolar participativa no contexto educativo. O objetivo geral deste trabalho é compreender os fatores que influenciam no trabalho da gestão escolar participativa e analisar as questões pedagógicas e administrativas do processo. Trazendo ainda contribuições da pesquisa realizada na escola Municipal Doutor Maninho, localizada em Caratinga, onde foi implementando esse tipo de gestão, associando-a ao aumento da eficácia escolar. Analisou-se o tema de vários ângulos, buscando várias possibilidades, de modo a verificar: o cumprimento do programa, a qualidade das aulas, a experiência e qualificação dos profissionais. Entendeu-se que a gestão escolar participativa é um processo que deve ser construído e vivenciado; um movimento permanente fortalecido pela autonomia da escola. Nesse modelo de gestão é proposto um trabalho de integração e articulação coletiva, juntamente com diferentes segmentos da comunidade. Nesse contexto o gestor tem um papel fundamental na luta por essa participação, provocando ações e transformações que devem ser desenvolvidas e exercitadas no cotidiano escolar, favorecendo assim o fortalecimento democrático e participativo.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50061
Issue Date: 27-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RUTH_MARTINS_PEREIRA.pdf331.82 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons