Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50065
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mírian Queiroz de Souza Daniel | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9388937786620369 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Junior | pt_BR |
dc.creator | Viviane Raquel Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-15T13:13:49Z | - |
dc.date.available | 2023-02-15T13:13:49Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50065 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda uma temática que está em evidência no cenário educacional. Gestão Democrática e Projeto Político Pedagógico, atrelado ao tema surgem os desafios para o gestor escolar, agente responsável para articular sua elaboração e implementação, uma vez que somos personagens de uma sociedade onde o poder público ainda tem marcas profundas de centralizador, onde as decisões são unilaterais, concentradas nas mãos dos “chefes”, que dão ordens, fiscalizam e querem resultados, sem levar em conta as opiniões/sugestões das pessoas sob sua liderança. Conceitos que ainda se encontram muito vivos dentro de nós mesmos. Mas, a sociedade mudou e está mudando num ritmo frenético; e o que nós conhecemos e acreditamos torna-se insuficiente e causa-nos desconforto. Nasce então o desejo e a urgência de mudança, de crescimento. O Objetivo principal é fazer uma análise crítica desses desafios e dificuldades enfrentadas pelo gestor escolar na elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico e sua utilização como um dos mecanismos que compõem a gestão democrática tão necessária nos estabelecimento de ensino, e ao mesmo tempo, encontrar caminhos para sua realização; tendo como ponto central a teoria, e aliada a ela a experiência prática como forma de superação dos desafios tanto internos quanto externos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Desafios para o gestor escolar | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática e projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_VIVIANE_RAQUEL_VIEIRA.pdf | 262.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License