Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50077
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Os desafios da gestão democrática e participativa
Autor(es): Elma Lopes Sousa Guidine de Oliveira
Primeiro Orientador: Marly Olívia Ribeiro e Silva
Resumo: Este estudo tem como ponto de partida o Projeto Político Pedagógico, elaborado no âmbito de uma atuação mais ampla dos educadores e da comunidade e parte da necessidade de refletir sobre os desafios da Gestão Democrática e Participativa no contexto da Escola Municipal Levindo Mariano - Ipatinga/MG. A interação representa a mola propulsora do trabalho educativo e está relacionada tanto à gestão quanto ao processo ensino aprendizagem, por isso busca repensar as relações interpessoais que são estabelecidas neste âmbito e como o gestor deve agir no sentido de manter a harmonia, a motivação e desenvolver os seus planejamentos, visando o desenvolvimento da instituição e de todos os sujeitos envolvidos no processo. Busca por fim, estabelecer reflexões acerca do exercício da cidadania e da escola pública de qualidade. O trabalho está fundamentado em pesquisa bibliográfica que sugere estratégias para desenvolver ações no sentido de vencer os desafios, fortalecer a democracia e a participação da comunidade. Considera enfim, que se o gestor privilegia um ambiente saudável e motivador, os sujeitos são comprometidos com a qualidade e atuam de forma positiva na construção do conhecimento e da cidadania
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50077
Data do documento: 3-Dez-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ELMA_LOPES_SOUZA_GUIDINE_DE_OLIVEIRA.pdf223.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons