Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50077
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marly Olívia Ribeiro e Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | - | pt_BR |
dc.creator | Elma Lopes Sousa Guidine de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-15T14:54:56Z | - |
dc.date.available | 2023-02-15T14:54:56Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50077 | - |
dc.description.resumo | Este estudo tem como ponto de partida o Projeto Político Pedagógico, elaborado no âmbito de uma atuação mais ampla dos educadores e da comunidade e parte da necessidade de refletir sobre os desafios da Gestão Democrática e Participativa no contexto da Escola Municipal Levindo Mariano - Ipatinga/MG. A interação representa a mola propulsora do trabalho educativo e está relacionada tanto à gestão quanto ao processo ensino aprendizagem, por isso busca repensar as relações interpessoais que são estabelecidas neste âmbito e como o gestor deve agir no sentido de manter a harmonia, a motivação e desenvolver os seus planejamentos, visando o desenvolvimento da instituição e de todos os sujeitos envolvidos no processo. Busca por fim, estabelecer reflexões acerca do exercício da cidadania e da escola pública de qualidade. O trabalho está fundamentado em pesquisa bibliográfica que sugere estratégias para desenvolver ações no sentido de vencer os desafios, fortalecer a democracia e a participação da comunidade. Considera enfim, que se o gestor privilegia um ambiente saudável e motivador, os sujeitos são comprometidos com a qualidade e atuam de forma positiva na construção do conhecimento e da cidadania | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Relações | pt_BR |
dc.title | Os desafios da gestão democrática e participativa | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ELMA_LOPES_SOUZA_GUIDINE_DE_OLIVEIRA.pdf | 223.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License