Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50078
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Wanderléa Mendes Guedes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | - | pt_BR |
dc.creator | Zilanda Pereira Vasconcelos Paiva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-15T14:59:30Z | - |
dc.date.available | 2023-02-15T14:59:30Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50078 | - |
dc.description.resumo | A gestão escolar é percebida por aqueles que têm conhecimento, como o grande desafio da educação, e quando o aspecto é a busca da aproximação entre família e escola o desafio torna-se ainda maior. Com as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade, a família vem assumindo destaque nas reflexões e sua atuação passa a ser muito requisitada. O fato é que muitas famílias já sentiram as mudanças mais ainda não aprenderam a vivenciá-las. A escola por sua vez, tem acompanhado mais de perto estas mudanças e tem o duplo desafio: aprender a agir na incerteza e orientar as famílias para fazer o mesmo. Assim, neste artigo de revisão bibliográfica busca-se compreender como se dá a relação entre a família e escola e como garantir que ela seja de qualidade, em prol da aprendizagem e não pela simples utilização da vaga e infra-estrutura, ou pela possibilidade de ascensão social apenas. Reflete-se sobre as diferenças entre os termos educação e instrução no passado e no presente. Percebe-se a necessidade de um gestor competente de seu papel político na sociedade e propõe-se ações práticas a serem direcionadas às famílias como forma de orientação. Encontra-se em CAMARGO e ADRIÃO ( 2003), GALVÃO ( 2000 ) TEIXEIRA (2002), GADOTTI (1997), em um periódico da Revista Crescer ( 2009) as reflexões sobre a dinamicidade existente nas famílias e na escola, sobre a importância desta integração em tempos atuais e ainda considerações sobre o prazer em estudar. E enfim, considera-se a importância da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da Escola como uma forma da percepção de todos sobre sua participação e responsabilidade na educação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Integração | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Gestor | pt_BR |
dc.subject | Mudanças | pt_BR |
dc.title | Aproximação entre família e escola: um desafio ao gestor escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ZILANDA_PEREIRA_DE_VASCONCELOS_PAIVA.pdf | 899.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License