Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50084
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Regina Auxiliadora Barros de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.creatorTânia Regina Rocha Garciapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-15T15:34:47Z-
dc.date.available2023-02-15T15:34:47Z-
dc.date.issued2011-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50084-
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a apresentar um estudo que possa aprimorar conhecimentos e levantar hipóteses quanto ao papel do gestor escolar, saindo de uma visão hierarquizada e burocrática de administração escolar, para uma proposta de gestão democrática e participativa da escola. Ele tem por objetivo estabelecer os caminhos necessários para se chegar a uma Gestão Democrática, identificando para isso os pressupostos da gestão democrática na legislação; conceituando o processo de construção democrática como movimento permanente que não se decreta, mas resulta de processo coletivo de tomada de decisão e de luta política e, portanto de participação; buscando mecanismos de participação e democratização da gestão escolar e fortalecendo a autonomia da escola. A gestão democrática participativa, em todos os campos de atuação da escola, concorre para o aperfeiçoamento da práxis educacional, tendo em vista que viabiliza canais de envolvimento cada vez maior por parte dos sujeitos sociais pertencentes ao contexto educacional aí compartilhado. Uma gestão democrática garante, pelo menos em princípio, o aperfeiçoamento do debate e da prática educativa, além de proporcionar um caminho para a incorporação à dinâmica organizacional da escola dos sujeitos sociais, procurando incrementar o processo educativo. Entendendo a gestão como ato político-pedagógico, ela deverá ser exercida levando em conta os seguintes aspectos: a participação cidadã na escola; a gestão democrática como aprendizado e exercício de participação; a escolha de diretores; a autonomia da escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão Escolarpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectAutonomia da escolapt_BR
dc.subjectParticipação cidadãpt_BR
dc.titleGestão democrática: escola participativapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Tania_Regina_Rocha_Garcia.pdf129.32 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons