Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50113
Tipo: Dissertação
Título: Mestre de Sabará: metodologia para análise formal e estudo atributivo
Autor(es): Flavia Costa Reis
Primeiro Orientador: Maria Regina Emery Quites
Primeiro membro da banca : Alessandra Rosado
Segundo membro da banca: Ana Cláudia Vasconcellos Magalhães
Resumo: No estudo de obras de arte é de conhecimento a existência de vários métodos de análise que podem contribuir para um melhor entendimento sobre a produção de determinado artista, chegando à novas atribuições, de acordo com os estilemas encontrados. Tendo como objetivo aprofundar a metodologia de análise formal das esculturas devocionais utilizamos o método “morelliano” como base para a pesquisa, e desenvolvemos para cada etapa, fluxogramas para guiar, de forma didática, o estudo dos detalhes anatômicos das obras. A pesquisa foi fundamentada à partir das obras do Mestre de Sabará, artista mineiro identificado durante a elaboração do Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados pelo antigo SPHAN, em 1986 e 1987. O recorte se deu em torno das obras encontradas em Sabará, principalmente na Igreja de São Francisco, sendo analisadas ao todo 30 esculturas. O processo de análise foi realizado por meio de estudo comparativo dos elementos anatômicos formais mais significativos das obras, identificando semelhanças e definindo os principais estilemas. Como resultado estamos confirmando, refutando ou estabelecendo novas atribuições ao mestre e sua oficina. Desejamos com este trabalho contribuir para a maior visibilidade, valorização e preservação do precioso acervo do Mestre de Sabará.
Abstract: In the study of artistic works, it is known that there are several methods of analysis that can contribute to a better understanding of the production of a particular artist, arriving at new attributions, according to the styles found. Aiming to deepen the methodology of formal analysis of devotional sculptures, we used the “Morelian” method as a basis for the research, and developed flowcharts for each stage to guide, in a didactic way, the study of the anatomical details of the works. The research was based on the works of Mestre de Sabará, an artist from Minas Gerais identified during the elaboration of the National Inventory of Movable and Integrated Goods by the former SPHAN, in 1986 and 1987. The clipping took place around the works found in Sabará, mainly in the Church of São Francisco, with a total of 30 sculptures being analyzed. The analysis process was carried out through a comparative study of the most significant formal anatomical elements of the works, identifying similarities and defining the main styles. As a result we are confirming, refuting or establishing new assignments to the master and his workshop. With this work, we wish to contribute to the greater visibility, appreciation and preservation of the precious collection of Mestre de Sabará.
Assunto: Mestre de Sabará
Escultura barroca
Escultura de madeira
Arte barroca - Minas Gerais
Arte sacra
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50113
Data do documento: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flávia Reis_Mestre de Sabará.pdf11.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.