Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Regina Emery Quitespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1943960329335593pt_BR
dc.contributor.referee1Alessandra Rosadopt_BR
dc.contributor.referee2Ana Cláudia Vasconcellos Magalhãespt_BR
dc.creatorFlavia Costa Reispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6650574844040245pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T13:15:02Z-
dc.date.available2023-02-16T13:15:02Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50113-
dc.description.abstractIn the study of artistic works, it is known that there are several methods of analysis that can contribute to a better understanding of the production of a particular artist, arriving at new attributions, according to the styles found. Aiming to deepen the methodology of formal analysis of devotional sculptures, we used the “Morelian” method as a basis for the research, and developed flowcharts for each stage to guide, in a didactic way, the study of the anatomical details of the works. The research was based on the works of Mestre de Sabará, an artist from Minas Gerais identified during the elaboration of the National Inventory of Movable and Integrated Goods by the former SPHAN, in 1986 and 1987. The clipping took place around the works found in Sabará, mainly in the Church of São Francisco, with a total of 30 sculptures being analyzed. The analysis process was carried out through a comparative study of the most significant formal anatomical elements of the works, identifying similarities and defining the main styles. As a result we are confirming, refuting or establishing new assignments to the master and his workshop. With this work, we wish to contribute to the greater visibility, appreciation and preservation of the precious collection of Mestre de Sabará.pt_BR
dc.description.resumoNo estudo de obras de arte é de conhecimento a existência de vários métodos de análise que podem contribuir para um melhor entendimento sobre a produção de determinado artista, chegando à novas atribuições, de acordo com os estilemas encontrados. Tendo como objetivo aprofundar a metodologia de análise formal das esculturas devocionais utilizamos o método “morelliano” como base para a pesquisa, e desenvolvemos para cada etapa, fluxogramas para guiar, de forma didática, o estudo dos detalhes anatômicos das obras. A pesquisa foi fundamentada à partir das obras do Mestre de Sabará, artista mineiro identificado durante a elaboração do Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados pelo antigo SPHAN, em 1986 e 1987. O recorte se deu em torno das obras encontradas em Sabará, principalmente na Igreja de São Francisco, sendo analisadas ao todo 30 esculturas. O processo de análise foi realizado por meio de estudo comparativo dos elementos anatômicos formais mais significativos das obras, identificando semelhanças e definindo os principais estilemas. Como resultado estamos confirmando, refutando ou estabelecendo novas atribuições ao mestre e sua oficina. Desejamos com este trabalho contribuir para a maior visibilidade, valorização e preservação do precioso acervo do Mestre de Sabará.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise formalpt_BR
dc.subjectAtribuiçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEsculturapt_BR
dc.subject.otherMestre de Sabarápt_BR
dc.subject.otherEscultura barrocapt_BR
dc.subject.otherEscultura de madeirapt_BR
dc.subject.otherArte barroca - Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherArte sacrapt_BR
dc.titleMestre de Sabará: metodologia para análise formal e estudo atributivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flávia Reis_Mestre de Sabará.pdf11.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.