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http://hdl.handle.net/1843/50131
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Gestão escolar viabilizando por uma educação de jovens e adultos numa visão renovadora |
Autor(es): | Lenir Aparecida Faria |
Primeiro Orientador: | Mariana Cavaca Alves do Valle |
Resumo: | Ao falar de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos referimos a ações específicas do trabalho de alfabetização e continuidade da educação básica, destinado àqueles que não tiveram acesso à escola na idade própria. No decorrer desta pesquisa, constatei que muitos caminhos foram trilhados e o norteador desta jornada foi a história do País, que no decorrer dos anos, mudou de paradigmas da educação por causa de seus efeitos políticos e ideológicos. Seu desempenho veio sedimentar as bases para as mudanças da Educação de Jovens e Adultos. Inicialmente, no período jesuítico (1549-1759) não houve sistematização específica para jovens e adultos, pois a preocupação desses educadores era com a catequese e atendimento às crianças. Por alguns séculos não houve nenhum fato novo quanto à EJA e somente a partir da segunda guerra mundial, no Governo Vargas, a Lei 9394/96, nos seus artigos 37 e 38, garante o acesso e a permanência na Escola de pessoas que não tiveram oportunidade na idade própria. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Gestão Escolar |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50131 |
Data do documento: | 2-Set-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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