Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/50186
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Roberto Alexandre do Carmo Said | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0894958518829730 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vitor Luiz da Rosa | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gustavo Silveira Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Wander Melo Miranda | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Emílio Carlos Roscoe Maciel | pt_BR |
dc.creator | Zacarias Eduardo da Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6623675809057745 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T14:55:17Z | - |
dc.date.available | 2023-02-17T14:55:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50186 | - |
dc.description.abstract | This thesis aims to demonstrate how, during the Civil-Militar Brazilian dictatorship, the writer Rubem Fonseca uses several mechanisms and artifices that go back to the category of biopolitics as it was developed by Michel Foucault and later by Giorgio Agambem. We understand that such artifices tend to be perceived as a writing resistance movement to the state of exception and to the moment of great social tension that the nation was going through. Thus, we intend to demonstrate, by reading the short stories, how elements with a strong connection with the biopolitical issue - like the body, violence and sexuality - become central in writing, ordering and transforming it, in an important response of cultural movements to the dictatorial period and all its mechanisms of social control. | pt_BR |
dc.description.resumo | A tese tem por objetivo demostrar como, durante o período ditatorial brasileiro, o escritor Rubem Fonseca utiliza de diversos mecanismos e artifícios que remontam à categoria da biopolítica tal qual foi desenvolvida por Michel Foucault e posteriormente por Giorgio Agamben. Entendemos que tais artifícios tendem a ser percebidos como um movimento de resistência da escrita e do escritor ao estado de exceção e ao momento de grande tensão social pela qual a nação passava. Dessa forma, pretende-se demonstrar através de uma leitura dos contos, de que maneira elementos com forte ligação com a questão biopolítica – tais como o corpo, a violência e a sexualidade –, se tornam centrais na escrita, ordenando-a e transformando-a em uma importante resposta dos movimentos culturais ao período ditatorial e todos seus mecanismos de controle social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biopolítica | pt_BR |
dc.subject | Estado de Exceção | pt_BR |
dc.subject | Ditatura Civil-Militar | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject.other | Fonseca, Rubem, 1925-2020. – Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Contos brasileiros – História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Política e literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Corpo e alma na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Violência na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Sexo na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Brasil – História – 1964- 1985 | pt_BR |
dc.title | Uma literatura de exceção: especulações acerca dos mecanismos de biopoder presentes nos contos de Rubem Fonseca do período ditatorial brasileiro. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UMA LITERATURA DE EXCECAO - especulacoes acerca dos mecanismos de biopoder presentes nos contos de Rubem Fonseca do periodo ditatorial brasileiro.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.