Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Roberto Alexandre do Carmo Saidpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894958518829730pt_BR
dc.contributor.referee1Vitor Luiz da Rosapt_BR
dc.contributor.referee2Gustavo Silveira Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee3Wander Melo Mirandapt_BR
dc.contributor.referee4Emílio Carlos Roscoe Macielpt_BR
dc.creatorZacarias Eduardo da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6623675809057745pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T14:55:17Z-
dc.date.available2023-02-17T14:55:17Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50186-
dc.description.abstractThis thesis aims to demonstrate how, during the Civil-Militar Brazilian dictatorship, the writer Rubem Fonseca uses several mechanisms and artifices that go back to the category of biopolitics as it was developed by Michel Foucault and later by Giorgio Agambem. We understand that such artifices tend to be perceived as a writing resistance movement to the state of exception and to the moment of great social tension that the nation was going through. Thus, we intend to demonstrate, by reading the short stories, how elements with a strong connection with the biopolitical issue - like the body, violence and sexuality - become central in writing, ordering and transforming it, in an important response of cultural movements to the dictatorial period and all its mechanisms of social control.pt_BR
dc.description.resumoA tese tem por objetivo demostrar como, durante o período ditatorial brasileiro, o escritor Rubem Fonseca utiliza de diversos mecanismos e artifícios que remontam à categoria da biopolítica tal qual foi desenvolvida por Michel Foucault e posteriormente por Giorgio Agamben. Entendemos que tais artifícios tendem a ser percebidos como um movimento de resistência da escrita e do escritor ao estado de exceção e ao momento de grande tensão social pela qual a nação passava. Dessa forma, pretende-se demonstrar através de uma leitura dos contos, de que maneira elementos com forte ligação com a questão biopolítica – tais como o corpo, a violência e a sexualidade –, se tornam centrais na escrita, ordenando-a e transformando-a em uma importante resposta dos movimentos culturais ao período ditatorial e todos seus mecanismos de controle social.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectEstado de Exceçãopt_BR
dc.subjectDitatura Civil-Militarpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subject.otherFonseca, Rubem, 1925-2020. – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherContos brasileiros – História e críticapt_BR
dc.subject.otherPolítica e literaturapt_BR
dc.subject.otherCorpo e alma na literaturapt_BR
dc.subject.otherViolência na literaturapt_BR
dc.subject.otherSexo na literaturapt_BR
dc.subject.otherBrasil – História – 1964- 1985pt_BR
dc.titleUma literatura de exceção: especulações acerca dos mecanismos de biopoder presentes nos contos de Rubem Fonseca do período ditatorial brasileiro.pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.