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http://hdl.handle.net/1843/50194
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Beatriz Lopes Falcão | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0432754317469191 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hormindo Pereira de Souza Júnior | pt_BR |
dc.creator | Alex Oliver Teixeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T15:37:10Z | - |
dc.date.available | 2023-02-17T15:37:10Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/50194 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho parte de uma situação contemporânea – a implementação da gestão democrática na escola pública. Exercer a democracia de maneira imparcial e coerente revela-se extremamente difícil. Não basta simplesmente criar mecanismos que viabilizem o processo democrático, se as pessoas que estão envolvidas não apresentam interesse em vivenciar essa nova modalidade de administrar. Estabelecem-se as regras, criam-se os mecanismos, mas, às vezes, apenas um sujeito, ou um pequeno grupo é quem toma as decisões. Partindo dessa observação, infere-se que a gestão democrática nas escolas requer amadurecimento na maneira de se administrar. E que é preciso também encontrar pessoas com esse perfil de gerenciamento. Saber ouvir, colher opiniões, levar em consideração sempre o bem estar da coletividade. Essas características são princípios básicos que podem fazer a diferença em um ambiente onde deve imperar a democracia. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é descrever e analisar de que forma a gestão democrática está sendo implantada e os resultados advindos deste processo. A descrição acima refere-se, em particular, à Escola Municipal “Pequeno Polegar”, localizada em Buenópolis/ MG. Onde a partir dessa tendência democrática, foi construído todo o Projeto Político Pedagógico da escola. Fica evidente também, a dificuldade de implantação dessa nova metodologia, decorrente, justamente, das ações descritas nesse contexto. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.subject | Imparcialidade | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | Participação democrática na escola | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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