Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50195
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Caracterização do uso da ocitocina, como uma maneira de gestão ativa no 3º período do parto, durante as práticas em sala de parto, do curso de especialização de enfermagem obstétrica
Autor(es): Rones de Oliveira Toledo
Primeiro Orientador: Juliana Bento de Lima Holanda
Segundo Orientador: Thaynara Carla Pontes de Almeida
Resumo: A enfermagem e principalmente a categoria de enfermeiros obstétricos, têm contribuído e desempenhado funções visando à melhoria da assistência obstétrica, bem como humanização na assistência ao parto. É salutar a importante atuação deste profissional em todo o processo de parturição, ressaltando-se a importante vigilância no terceiro período do parto, agindo de maneira ativa, que consiste no uso da ocitocina, tração controlada do cordão e massagem uterina, de modo a prevenir a hemorragia pós-parto e consequentemente à mortalidade materna. Este trabalho objetivou: Caracterizar o uso da ocitocina, como uma maneira de manejo ativo no 3º período do parto, durante as práticas de sala de parto, do curso de especialização de enfermagem obstétrica; Relacionar o tempo de administração de ocitocina intramuscular, com os momentos de nascimento e dequitação. Tratou-se de um estudo exploratório com abordagem quantitativa. A população do estudo compôs-se de mulheres em trabalho de parto, internadas nas maternidades: Hospital São Vicente de Paulo em União dos Palmares, Maternidade Prof. Mariano Teixeira do Hospital Universitário, Maternidade Nossa Senhora de Fátima, Maternidade Nossa Senhora da Guia em Maceió, durante o período de realização dos estágios em sala de parto do curso de especialização em Enfermagem Obstétrica, no período de 08/05/15 à 05/10/15. No total foram realizados 108 partos. A pesquisa identificou que o tempo de administração de ocitocina intramuscular foi mais frequente após o nascimento (77%), em relação após a dequitação (23%). Não houve administração de ocitocina após o período de desprendimento do ombro. De maneira geral, os pósgraduandos adotaram o manejo ativo do terceiro período do trabalho de parto, no que se refere ao uso da ocitocina, evidenciando a sua importância para a redução das complicações hemorrágicas.
Assunto: Enfermagem Obstétrica
Ocitocina
Trabalho de Parto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50195
Data do documento: 27-Nov-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RONES DE OLIVEIRA TOLEDO.pdf463.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.