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http://hdl.handle.net/1843/50261
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gênero, ciências e mídia : representações de mulheres cientistas entre estudantes do 2° ano do ensino médio em Belo Horizonte |
Autor(es): | Ana Carolina Corrieri Gomide |
primer Tutor: | Juri Castelfranchi |
primer miembro del tribunal : | Yumi Garcia dos Santos |
Segundo miembro del tribunal: | Cláudia Andréa Mayorga Borges |
Resumen: | O objetivo deste trabalho é identificar as representações de mulheres cientistas entre estudantes do 2º ano do ensino médio da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para isto, efetuamos quatro grupos focais em escolas públicas e privadas. A técnica de grupos focais foi adaptada para se inserir no campo de estudos de recepção, cuja intenção é investigar como os públicos constroem sentido a partir dos conteúdos midiáticos. A dinâmica dos grupos consistiu em passarmos excertos de programas televisivos (novela, desenho animado, merchandising, propaganda e reportagem) para fomentar os debates entre os participantes enquanto utilizávamos um roteiro semiestruturado para guiar as discussões. Para organizar e analisar o material colhido em campo, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. Como o escopo do trabalho é bastante amplo, utilizamos um referencial teórico igualmente abrangente. Para problematizar a situação das mulheres na ciência, buscamos trabalhos que se propuseram a analisar as desigualdades de gênero nas carreiras acadêmicas. Em seguida, buscamos na história e epistemologia feminista pistas das prováveis origens da exclusão das mulheres da ciência e suas respectivas explicações. Posteriormente, lançamos mão da literatura especializada sobre representações de cientistas entre crianças e adolescentes para melhor compreender o problema sobre o qual estávamos nos debruçando para, ao final, analisarmos o nosso material com o foco nas relações de gênero, poder, comunicação, entre outras. A análise dos nossos dados permitiu vislumbrar um cenário marcado por tensões e ambivalências: ao mesmo tempo em que as percepções dos jovens e das jovens ainda são pautadas por concepções vinculadas aos antigos modos de conceber a ciência e os papéis de gênero, descobrimos recombinações e mutações. As visões já não são tão monolíticas, isto é, as alunas e os alunos revelam olhares críticos e questionadores acerca das desigualdades de gênero, bem como acerca das mensagens midiáticas. |
Abstract: | The purpose of this work is to identify the representations of women scientists among high school adolescents living in Belo Horizonte. In order to do so, we had four focus groups (two in public schools and two in private schools), that had been adapted to suit an area of studies known as Reception Studies, which aspires to comprehend how different public circles signify and elaborate media contents. The groups’ dynamics consisted of watching excerpts of television programs (soap operas, merchandising, news reports, cartoons and advertisements) and discussing each afterwards. A semi-structured script was used to guide the conversation. To organize and analyze the obtained material, we used Content Analysis. As this work’s scope is wide, so was the theoretical framework we needed. First, in order to discuss the situation of women in science, we researched papers that aimed to analyze gender inequalities within scientific careers. Then, we sought to find the likely causes and explanations of such inequalities within feminist history of science and feminist epistemology. Later, we went into the specialized literature of scientists’ representations among children and adolescents in order to better understand the issues and problems we were dealing with so as to finally, analyze our own material with focus on gender, power and communication relations.The analysis of our data allowed us to catch a glimpse of a scenery marked by tensions and ambivalences: at the same time students’ visions are not so monolithic as we would expect them to be years ago – revealing reconfigurations and mutations in their representations – we also noticed that perceptions are still somehow marked out by conceptions which are linked to old ways of conceiving science and gender roles. |
Asunto: | Sociologia - Teses Ciência - Teses Relações de gênero - Teses Feminismo - Teses |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50261 |
Fecha del documento: | 27-jun-2016 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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