Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50264
Tipo: Dissertação
Título: Fundação dos objetos ideais e fenomenologia da expressão
Autor(es): Lucas Antônio Pereira Morais
Primeiro Orientador: André Joffily Abath
Primeiro Coorientador: Alice Mara Serra
metadata.dc.contributor.advisor-co2: http://lattes.cnpq.br/6251667363100903
Primeiro membro da banca : Claudinei Aparecido de Freitas da Silva
Segundo membro da banca: Scheila Cristiane Thomé
Resumo: Nesta pesquisa começo com as concepções da fenomenologia da expressão e do significado como concebida por Edmund Husserl nas suas Investigações Lógicas, para em seguida contrastar com as descrições da expressão em Merleau-Ponty, especificamente a partir das obras Fenomenologia da Percepção e da A Prosa do Mundo. No primeiro capítulo, mostro a rejeição de Husserl das teses do psicologismo para explicar a relação associativa entre os signos linguísticos e o significado; na qual o sentido afigura como uma espécie de objeto supraindividual, salvaguardando assim a validade ou possibilidade do conhecimento objetivo. A dificuldade será entender como esses objetos podem ser expressos e apreendidos nos atos de consciência individual. A solução será conceber a consciência como um conjunto de atos intencionais que por meio da sua relação com a intuição sensível, a encobre em uma síntese representativa, permitindo daí o enlace categorial das objetualidades e consequentemente a constituição da significação objetiva nas expressões. No segundo capítulo irei contrapor tal posição com a fenomenologia do sentido em Merleau-Ponty, segundo a qual a fixação do significado sob uma eidética acabaria por reduzir o ato expressivo enquanto um mero instrumento de acompanhamento da consciência. Em contrapartida, o que se propõe é que a fenomenologia deverá apresentar a sua crítica à consciência que visa fixar identidades absolutas nas expressões, e descrever o significado como emergindo das relações intersubjetivas da comunicação. Justamente porque o sentido é uma instituição coletivamente aberta e historicamente em disputa, sua constituição ocorre nas vivências de uso de seus falantes. A este respeito, a lógica do sentido não pode ser pura, mas uma lógica escorregadia de constante reversibilidade entre o eu, o outro e o mundo. No terceiro capítulo (apêndice) concluo com a crítica da consciência categorial que, ao mostrar a suposta afiguração dos objetos ideais nas expressões, inaugura uma consciência categorial resultante de um engaste objetivo e idealizado do que é intuído das vivências sensíveis.
Assunto: Filosofia - Teses
Fenomenologia - Teses
Linguagem - Teses
Husserl, Edmund, 1859-1938
Merleau-Ponty, Maurice, 1908-1961
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/50264
Data do documento: 18-Jul-2022
Término do Embargo: 18-Jul-2024
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissetarção_LucasMorais_FundaçãoDosObjetosIdeais_FINALpdf.pdfPDF-A2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.