Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50285
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Gorete Netopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7958613344932561pt_BR
dc.contributor.referee1Cláudia Starling Boscopt_BR
dc.creatorNatividade Vitória Marinhopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-23T11:53:07Z-
dc.date.available2023-02-23T11:53:07Z-
dc.date.issued2015-05-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50285-
dc.description.resumoO ensino da ortografia não pode mais limitar-se à prática tradicional, com atividades mecanicistas que privilegiam a memorização de famílias silábicas e de regras ortográficas. Sendo assim, o presente plano de ação foi usado como estratégia para a aprendizagem das normas ortográficas da Língua Portuguesa. Seu principal objetivo foi levar os alunos a refletirem sobre aspectos das normas ortográficas de forma prazerosa. A metodologia desse trabalho, desenvolvida para alunos do segundo ano do primeiro ciclo, deu-se com a apresentação e exploração de poesias e poetas diferenciados, o estudo de suas biografias, trabalhos artísticos envolvendo as diversas poesias como motivação. Com base nas poesias originais os alunos criaram suas próprias poesias, digitando-as e transformando-as em cadernos de poesias. Nesse processo, as produções dos alunos serviram de amostragens para analisar seus erros ortográficos e de parâmetro para a construção do ensinoaprendizagem. Os resultados foram significativos, visto que são alunos ainda em processo de alfabetização. A construção do conhecimento deu-se de forma significativa, pois passou pela interação completa com o objeto de estudo, num processo de troca e transformação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleA reescrita de poesias como estratégias para o aprendizado de ortografia para alunos do segundo ano do primeiro ciclo do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natividade Vitória Marinho.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons