Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50293
Type: Monografia (especialização)
Title: Elementos fundamentais para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico
Authors: Cleonice Aparecida Marçal Passos
First Advisor: Eliandra da Costa Mendes
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Junior
Abstract: O projeto político pedagógico contribui para a construção da identidade da escola, estabelece seu direcionamento, almeja o comprometimento da comunidade escolar com uma visão comum e compartilhada de educação pautada na gestão democrática. De acordo com essa premissa, o presente estudo se propõe refletir sobre a importância da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico e avaliar quais os principais elementos (eixos norteadores) devem ser considerados na elaboração do mesmo. Para melhor entender realmente do que se trata esse documento foi feita uma análise crítica do PPP da Escola Municipal Luiza Gonçalves Moreira, de modo a perceber quais são os entraves que dificultam a construção e implementação do projeto, identificar qual o papel do gestor escolar nesse processo e as principais mudanças para a consolidação da escola enquanto espaço democrático. A escola pública necessita de uma gestão que, partindo da construção coletiva do PPP, crie condições para que ela possa alcançar sua finalidade, concretizando sua função social, promovendo a cidadania e o desenvolvimento pleno dos alunos.
Abstract: The political pedagogical project seeks to build the identity of the school sets its direction, longs for the commitment of the school community with a common and shared vision of education based on democratic management. According to this assumption, this study aims to reflect on the importance of constructing Educational Policy Project and assess the main elements (guiding principles) should be considered in compiling the report. To better understand really what it is that document was made a critical analysis of the PPP Municipal School Luiza Gonçalves Moreira, in order to understand what are the obstacles that hinder the construction and project implementation, identify the role of the school manager in the process and the main changes to the consolidation of school as a democratic space. The public school needs an administration that, based on the collective construction of the PPP, create conditions so that it can achieve its purpose, fulfilling its social function, promoting citizenship and full development of students.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50293
Issue Date: 26-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CLEONICE_APARECIDA_MARCAL_PASSOS.pdf236.58 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons