Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50343
Type: Monografia (especialização)
Title: Organização do tempo escolar e o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Silmar Cassiano Barbosa
Authors: Silvana Barbosa Amaral
First Advisor: Gláucia de Fátima da Silva
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Junior
Abstract: Este trabalho parte da necessidade de ampliar e reorganizar o tempo da Escola Municipal Silmar Cassiano Barbosa, situada no município de Betim, Minas Gerais, para melhor atender às demandas da sua comunidade escolar em busca de uma educação de qualidade para todos e o desenvolvimento pleno dos educandos. A escola oferece os nove anos do Ensino Fundamental, organizados em quatro Ciclos de Formação Humana, divididos em dois turnos, manhã e tarde. Para isso, faz-se necessária uma análise crítica do projeto político pedagógico da escola, elaborado pela comunidade escolar, descrevendo e avaliando a forma atual como a escola define, organiza e utiliza seu tempo escolar, apresentando os avanços alcançados e os desafios ainda a serem superados para desenvolver melhor o trabalho escolar, garantindo que o educando aprenda de fato. Partindo da realidade da escola e de suas demandas, a escola pode avaliar como o tempo escolar pode interferir no desempenho do educando e, assim, reorganizar este tempo para melhor desempenhar as suas funções e alcançar seus objetivos, oferecendo um ensino de melhor qualidade aos educandos.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50343
Issue Date: 26-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SILVANA_BARBOSA_AMARAL.pdf237.96 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons