Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50345
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Efeitos da prática de musculação nos estados de humor de jovens aprendizes
Título(s) alternativo(s): Effects of musculation practice in humor states of young learning
Autor(es): Cristina Carvalho de Melo
Tatiana Lima Boletini
Camila Cristina Fonseca Bicalho
Varley Teoldo da Costa
Franco Noce
Resumo: Objetivo: verificar os efeitos da atividade física nos estados de humor no ambiente de trabalho. Método: Foram avaliados 56 Jovens Aprendizes de uma empresa sendo 42 do sexo masculino e 14 do sexo feminino. O instrumento utilizado para coleta dos dados referentes à avaliação do estado de humor foi o questionário BRAMS, que contém 24 itens organizados em seis dimensões: tensão, depressão, raiva, vigor, fadiga e confusão. Cada item é avaliado em uma escala de cinco pontos (0 = nada a 4 = extremamente), sendo o somatório de cada dimensão (escore bruto) interpretado através de uma tabela percentil. Resultados: Os valores médios das variáveis emocionais nas diferentes situações avaliadas revelam que as dimensões negativas (tensão, depressão, raiva e confusão) apresentaram diminuição nos dias com prática de musculação, apenas para a dimensão negativa “fadiga” não houve diminuição; a dimensão positiva “vigor” permaneceu inalterada. Conclusão: A partir dos resultados encontrados nesse estudo, é possível concluir que uma sessão de musculação, modifica de forma positiva o estado de humor dos sujeitos.
Abstract: Objective: The aim of the study was to verify the effect of physical activity in the states of mood in the work environment. Methods: For that, 56 Young Apprentice of a company have been evaluated, being 42 male and 14 female. The instrument used to collect the data concerning the evaluation of the mood state was the BRAMS questionnaire, which contains 24 items organized in six dimensions: tension, depression, anger, vigor, fatigue and confusion. Each item is evaluated on a five-point scale (0 = none to 4 = extremely), the sum of each dimension (raw score) being interpreted through a percentile table. Results: The mean values of the emotional variables in the different evaluated situations revealed that the negative dimensions (tension, depression, anger and confusion) presented decrease in the days with bodybuilding practice, only for the negative dimension "fatigue" there was no decrease; the positive dimension "vigor" remained unchanged. Conclusion: From the results found in this study, it is possible to conclude that a bodybuilding session positively modifies the mood of the subjects.
Assunto: Esportes - Aspectos psicológicos
Exercícios físicos
Ambiente de trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTES
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.31501/rbpe.v8i1.8319
URI: http://hdl.handle.net/1843/50345
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbpe/article/view/8319
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