Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50346
Type: Monografia (especialização)
Title: Papel do Projeto Político Pedagógico e currículo escolar
Authors: Silvânia Aparecida de Deus
First Advisor: Jacqueline Silva Figueiredo Pereira
Abstract: O referente trabalho de Conclusão de Curso objetivou realizar um aprofundamento da temática: O papel do Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Currículo Escolar, apresentando como objetivo principal aprofundar os conhecimentos sobre PPP, Currículo e suas relações com o trabalho pedagógico. O trabalho teve como foco o estudo do currículo a partir do constante processo de construção e reconstrução do currículo em uma escola democrática, que precisa dele como norteador para o trabalho a desenvolver, tendo em vista seu papel social em função da comunidade que atende. E para efetuação desse objetivo, tomou-se como referencial teórico, textos de fundamental pertinência pertencentes a conceituados autores sobre o assunto. Percebe-se que teóricos do currículo chama a atenção para que se possa pensar de maneira mais reflexiva acerca do presente contexto educacional, sua relação com o currículo escolar e a formação global dos indivíduos. Além disso, no decorrer do trabalho, discutiu-se como os teóricos do currículo defendem a autonomia da escola, no que concerne a estruturação do Projeto Político Pedagógico e, consequentemente, na elaboração de uma proposta curricular que atenda aos interesses e demandas da comunidade. Este trabalho procurou demonstrar a importância que o Projeto Político Pedagógico tem para a organização e vivência de uma escola que visa qualidade de ensino. O currículo, entretanto, abrange tudo o que ocorre na escola, as atividades programadas e desenvolvidas e que envolvem a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos, na própria escola ou fora dela, e isso precisa ser muito bem pensado na hora de elaborar o Projeto Político Pedagógico. Assim sendo, é indispensável que a escola e a comunidade se reúnam para discutir a concepção atual de currículo expresso nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os diferentes níveis de ensino e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e as necessidades do público que atende.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Escolar
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50346
Issue Date: 29-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SILVANIA_APARECIDA_DE_DEUS.pdf213.74 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons