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dc.contributor.advisor1Helen Rose de Castro Silva Andradept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9600454252198935pt_BR
dc.contributor.referee1Anne Kelly Marques Nascimentopt_BR
dc.creatorMilena Almeida Ferreira Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2023-02-24T12:45:33Z-
dc.date.available2023-02-24T12:45:33Z-
dc.date.issued2016-07-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50349-
dc.description.abstractDuring the process of teaching and learning must take into account that the individual has experiences in their social environment and that from these experiences are created possible concepts. Vygotsky's ideas were very important and contribute to the investigation of human psychology and human sciences, supporting the student's experiences can influence the construction of knowledge. The main objective of the proposed work relates to the effectiveness of the teacher's role in the process of teaching and learning, building scientific concepts from everyday experiences. Taking these ideas as a basis sought to make a literature review of authors who used the vygotskyanas postulations regarding the use of the spontaneous concept in the process of building the scientific concept, emphasizing the educational performance along with application of a questionnaire to 20 teachers. According to the analyzed studies and the data collected is concluded that it is up to the teacher to organize the thoughts of students, guiding them , as a mediator of knowledge construction and the use of spontaneous concepts , such as aid for the construction of scientific concepts it is something valid and that can promote the success of the acquisition of knowledge by the student .pt_BR
dc.description.resumoDurante o processo de ensino-aprendizagem deve-se levar em consideração que o indivíduo possui experiências em seu meio social e que a partir dessas experiências criam-se possíveis conceitos. As postulações de Vygotsky foram muito importantes e contribuem até hoje na investigação da psicologia humana e das ciências humanas, sustentando que as vivências do educando podem influenciar na construção do conhecimento. O objetivo central do trabalho proposto relaciona-se à eficácia da atuação do professor no processo de ensino aprendizagem, construindo conceitos científicos a partir de vivências cotidianas. Tendo essas ideias como base, buscouse fazer uma análise bibliográfica de autores que utilizaram as postulações vygotskyanas relacionadas à utilização do conceito espontâneo no processo da construção do conceito científico, dando ênfase à atuação docente, juntamente com aplicação de um questionário para 20 professores. De acordo com os estudos analisados e os dados coletados conclui-se que cabe ao professor organizar os pensamentos dos alunos, guiando-os, como um mediador da construção do conhecimento e que a utilização de conceitos espontâneos, como auxílio para a construção dos conceitos científicos é algo válido e que pode favorecer o sucesso da aquisição do conhecimento por parte do aluno.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectFormação de conceitospt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleA construção dos conceitos científicos a partir das vivências cotidianaspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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