Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50354
Tipo: Tese
Título: O discurso didático no ensino de arte: um estudo das estratégias visuais de ensino na formação de professores de artes visuais para escola básica
Autor(es): Amarílis Coelho Coragem
Primeiro Orientador: Maria das Graças Rodrigues Paulino
Primeiro membro da banca : Isabel Cristina Frade
Segundo membro da banca: Ivete Lara Camargos Walty
Terceiro membro da banca: Leiva Viana Leal
Quarto membro da banca: Aracy Alves Martins
Resumo: Vivemos numa época em que os avanços das tecnologias da imagem são cada vez mais surpreendentes e familiares entre os jovens e na comunicação nas salas de aula. Às vezes, como recursos facilitadores da aprendizagem, às vezes apenas por modismo ou sedução, as tecnologias da imagem estão constantemente presentes no ensino escolar em todas as áreas. Contudo, é no ensino das artes visuais que tais recursos, mesmo os mais simples e tradicionais, são sempre fundamentais, já que a leitura e produção de visualidades constituem essa área de conhecimento.Diante disso, acreditamos que, compreender a prática docente do professor de artes visuais no contexto do ensino escolar contemporâneo, além de incluir essas tecnologias, implica abarcar as estratégias visuais que ele utiliza no seu discurso didático, de modo a elevar as possibilidades cognitivas do seu ensino no nível crítico, estético, criativo e expressivo. Nesse estudo, procuramos refletir sobre o papel do ensino das artes visuais na escola básica brasileira, frente aos desafios da sociedade contemporânea, buscando encontrar conexões em torno do discurso didático do professor de arte e o pensamento de autores como Zigmund Bauman, Paulo Freire, Michel de Certeau e outros. Entre as muitas outras contribuições, nos apoiamos em pensadores que entendem que a própria arte, provocando a experiência estética, pode ser uma experiência educativa fundamental no sentido da promoção humana, ao ampliar nossa capacidade perceptiva aliada a um posicionamento crítico sobre a vida em sociedade.Os procedimentos metodológicos se constituem em etapas de análise documental em que serão considerados alguns projetos e os relatórios elaborados por estagiários, alunos de três cursos de Licenciatura em Artes Visuais. Adotando uma dimensão interpretativa, essa pesquisa se apoia na teoria do discurso e na análise semiótica para interpretar os elementos visuais contidos nas propostas de ensino de professores de arte em formação, com o propósito de esclarecer como se articulam os objetivos e conteúdos propostos com as estratégias visuais na construção de seu discurso didático.
Abstract: Nowadays, the advances of visual technologies are increasingly surprising, familiar among youngsters and present in classroom communication. Visual technologies are constantly present in all the areas of knowledge and teaching. Sometimes, they are explored as support for learning or just by fad or for seduction. However, it is in the teaching of visual arts that visual technologies, even the most simple and traditional, are most fundamental given that the reading and production of visual imaginary constitute this area of knowledge. We believe that, in the contemporary context, the understanding of the teaching practices of visual art teachers implies requires the examination ofvisual strategies used in their didactic discourse for raising the critical, aesthetic, creative and expressive levels of their teaching. In this study, we reflected on the role of teaching the visual arts in Brazilian elementary school in contemporary society seeking connections between visual art teacher’s discourse and Sigmund Baugman’s, Paulo Freire’s and Michel de Certeau’s ideas. We also rely on thinkers who understand that art itself, can be a fundamental educational experience towards human development by expanding our perceptual capacity combined with a critical attitude about life in society. The methodological process developed in this study involved various analytical steps that led the identification of projects and reports produced by three bachelors of visual arts that became the focus of our analysis. From an interpretive perspective, this study explores theories of discourse and semiotic analysis to examine how aims, content and visual imagery are articulated in the construction of their didactic discourse.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/50354
Data do documento: 28-Fev-2014
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