Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50354
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria das Graças Rodrigues Paulinopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3828410339995400pt_BR
dc.contributor.referee1Isabel Cristina Fradept_BR
dc.contributor.referee2Ivete Lara Camargos Waltypt_BR
dc.contributor.referee3Leiva Viana Lealpt_BR
dc.contributor.referee4Aracy Alves Martinspt_BR
dc.creatorAmarílis Coelho Coragempt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3618467759838195pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-24T13:15:18Z-
dc.date.available2023-02-24T13:15:18Z-
dc.date.issued2014-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/50354-
dc.description.abstractNowadays, the advances of visual technologies are increasingly surprising, familiar among youngsters and present in classroom communication. Visual technologies are constantly present in all the areas of knowledge and teaching. Sometimes, they are explored as support for learning or just by fad or for seduction. However, it is in the teaching of visual arts that visual technologies, even the most simple and traditional, are most fundamental given that the reading and production of visual imaginary constitute this area of knowledge. We believe that, in the contemporary context, the understanding of the teaching practices of visual art teachers implies requires the examination ofvisual strategies used in their didactic discourse for raising the critical, aesthetic, creative and expressive levels of their teaching. In this study, we reflected on the role of teaching the visual arts in Brazilian elementary school in contemporary society seeking connections between visual art teacher’s discourse and Sigmund Baugman’s, Paulo Freire’s and Michel de Certeau’s ideas. We also rely on thinkers who understand that art itself, can be a fundamental educational experience towards human development by expanding our perceptual capacity combined with a critical attitude about life in society. The methodological process developed in this study involved various analytical steps that led the identification of projects and reports produced by three bachelors of visual arts that became the focus of our analysis. From an interpretive perspective, this study explores theories of discourse and semiotic analysis to examine how aims, content and visual imagery are articulated in the construction of their didactic discourse.pt_BR
dc.description.resumoVivemos numa época em que os avanços das tecnologias da imagem são cada vez mais surpreendentes e familiares entre os jovens e na comunicação nas salas de aula. Às vezes, como recursos facilitadores da aprendizagem, às vezes apenas por modismo ou sedução, as tecnologias da imagem estão constantemente presentes no ensino escolar em todas as áreas. Contudo, é no ensino das artes visuais que tais recursos, mesmo os mais simples e tradicionais, são sempre fundamentais, já que a leitura e produção de visualidades constituem essa área de conhecimento.Diante disso, acreditamos que, compreender a prática docente do professor de artes visuais no contexto do ensino escolar contemporâneo, além de incluir essas tecnologias, implica abarcar as estratégias visuais que ele utiliza no seu discurso didático, de modo a elevar as possibilidades cognitivas do seu ensino no nível crítico, estético, criativo e expressivo. Nesse estudo, procuramos refletir sobre o papel do ensino das artes visuais na escola básica brasileira, frente aos desafios da sociedade contemporânea, buscando encontrar conexões em torno do discurso didático do professor de arte e o pensamento de autores como Zigmund Bauman, Paulo Freire, Michel de Certeau e outros. Entre as muitas outras contribuições, nos apoiamos em pensadores que entendem que a própria arte, provocando a experiência estética, pode ser uma experiência educativa fundamental no sentido da promoção humana, ao ampliar nossa capacidade perceptiva aliada a um posicionamento crítico sobre a vida em sociedade.Os procedimentos metodológicos se constituem em etapas de análise documental em que serão considerados alguns projetos e os relatórios elaborados por estagiários, alunos de três cursos de Licenciatura em Artes Visuais. Adotando uma dimensão interpretativa, essa pesquisa se apoia na teoria do discurso e na análise semiótica para interpretar os elementos visuais contidos nas propostas de ensino de professores de arte em formação, com o propósito de esclarecer como se articulam os objetivos e conteúdos propostos com as estratégias visuais na construção de seu discurso didático.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino-aprendizagem de artept_BR
dc.subjectArtes visuais na escolapt_BR
dc.subjectDocência em arte e educaçãopt_BR
dc.subjectArte/educaçãopt_BR
dc.subjectLicenciatura em artes visuaispt_BR
dc.titleO discurso didático no ensino de arte: um estudo das estratégias visuais de ensino na formação de professores de artes visuais para escola básicapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE DOUTORADO AMARILIS CORAGEM.pdf41.2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons