Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/50574
Type: Artigo de Periódico
Title: Música e tradição cultural em Sobre os rios que vão, de Maria José de Queiroz
Other Titles: Music and cultural tradition in Sobre os rios que vão by Maria José de Queiroz
Authors: Filipe Amaral Rocha de Menezes
Abstract: No romance Sobre os rios que vão, de Maria José de Queiroz, publicado em 1990, destacam-se os vários termos musicais como cravelha, harpejo, afinação, pianissimo. O texto que busca várias referências literárias e bíblicas se ocupa da história de uma família judaica, seus dilemas e embates, num ambiente cultural repleto dos ditados populares sefarditas, os chamados refranes, e o maravilhoso mundo da música erudita e das oficinas de luteria. Em meio aos nomes das famílias de violinos, Amati, Guadagnini e o preciosíssimo Stradivarius, a família Leite, anteriormente Levi, busca na tradição cultural e na música o seu lugar no mundo, a compreensão de seu passado e o desvelo do presente, em meio a brasilidade. Neste artigo buscou-se observar no texto como a música, a musicalidade e a tradição cultural representada pelos ditados populares judaico-sefarditas dos refranes compõem a trama que envolve essa família de imigrantes em busca de sua brasilidade, sem deixar de lado sua herança cultural.
Abstract: In the novel Sobre os rios que vão, by Brazilian writer Maria José de Queiroz, published in 1990, the various musical terms such as harpsichord, harp, tuning, pianissimo stand out. The text that seeks various literary and biblical references deals with the story of a Sephardic Jewish family, its dilemmasand struggles, in a cultural environment full of the Sephardic popular sayings, the so-called refranes, and the wonderful world of classical music and the luthierworkshops. Amid the names of the violin familieslike Amati, Guadagnini and the very precious Stradivarius, the Leite, formerly Levi, seeks in cultural tradition and music its place in the world, the understanding of its past and the unveiling of the present, amid Brazilianness. In this essay, we sought to observe in the text how the music, musicality and cultural tradition represented by the popular Jewish-Sephardic sayings of the refranes make up the plot that involves this family of immigrants in search of their Brazilianness, without leaving aside their cultural heritage.
Subject: Literatura brasileira - História e crítica
Judeus - Música
Instrumentos musicais
Judeus - Usos e costumes
Judeus na literatura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: DRH - DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENT DE RECURSOS HUMANOS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.35699/1982-3053.2020.21713
URI: http://hdl.handle.net/1843/50574
Issue Date: May-2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/maaravi/article/view/21713
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Música e tradição cultural em Sobre os rios que vão, de Maria José de Queiroz.pdf177.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.