Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/50581
Tipo: Dissertação
Título: Caracterização tecnológica de resíduos de construção e demolição reciclados para aplicação em estruturas de contenção utilizando gabiões
Título(s) alternativo(s): Technological characterization of recycled construction and demolition waste for application in earth retaining structures using gabions
Autor(es): Maria Clara Alves Ferreira Ramos
Primeiro Orientador: Gustavo Ferreira Simões
Primeiro membro da banca : Terezinha de Jesus Espósito Barbosa
Segundo membro da banca: Alexandre Duarte Gusmão
Terceiro membro da banca: Petrucio José dos Santos Junior
Resumo: O setor da construção civil apresenta importância econômica nacional, mas possui como principal passivo ambiental a geração dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD), que podem corresponder a cerca de 50 a 70% do volume total dos resíduos sólidos urbanos no Brasil. Nesse contexto, observa-se um movimento global que visa reduzir a geração dos RCD, minimizar o desperdício dos materiais de construção civil, bem como encontrar novas aplicações. Considerando que a fração inerte dos RCD (RCC Classe A conforme Resolução CONAMA 307/2002) é a que constitui a maior massa nos resíduos gerados e se aproxima das características dos agregados naturais, observa-se um grande potencial de sua utilização em substituição total ou parcial dos agregados naturais para diversos fins. Desta forma, o trabalho visa avaliar as características físicas e mecânicas da fração inerte dos RCD, objetivando analisar seu desempenho como material de enchimento em estruturas de contenção utilizando gabiões. Foram estudadas as frações cinza (materiais cimentícios e rochas ornamentais), vermelha (materiais cerâmicos) e mista dos agregados reciclados oriundos da usina de reciclagem de RCD da SLU-PBH (ERE BR-040), mais especificamente a fração denominada rachão (dimensões características entre 5 e 20 cm). O programa experimental envolveu a realização de ensaios de caracterização (composição gravimétrica, teor de umidade, massa unitária, índice de forma e absorção de água) e ensaios de desempenho mecânico (abrasão Los Angeles e resistência à compressão pontual). A composição gravimétrica indicou predominância da fração cinza, com 77%, seguido de 13,2% de agregados mistos e 8,5% de fração vermelha. A massa unitária obtida variou entre 1213 a 1097 kg/m3 e a Abrasão Los Angeles entre 57 e 62% para as amostras da fração cinza e compostas (50% cinza - 50% vermelha). Os resultados de absorção de água variaram entre 8,8 a 18%, para as frações cinza e vermelha, respectivamente. Os índices de resistência à compressão pontual variaram entre 10,11 a 0,012 MPa, correspondendo a materiais rochosos e cerâmicos. Quanto à durabilidade, ensaio que simula o intemperismo, a fração vermelha obteve desgaste de 95,0%, a fração cinza de 95,5% e a fração mista de 96,3%, considerando dois ciclos. A fração cinza obteve o melhor resultado de compressão não confinada com tensão média de 38,0 kPa, enquanto a fração vermelha obteve 25,4 kPa. Os resultados sugerem que a fração cinza dos RCD reciclados apresentam maior potencial para a utilização pretendida.
Abstract: The civil construction sector has national economic importance, but its main environmental liability is the generation of Construction and Demolition Waste (CDW), which can correspond to about 50 to 70% of the total volume of urban solid waste in Brazil. In this context, there is a global movement that aims to reduce the generation of CDW, minimize the waste of construction materials, as well as find new applications. Considering that the inert fraction of CDW (RCC Class A according to CONAMA Resolution 307/2002) is the one that constitutes the largest mass in the generated waste and is close to the characteristics of natural aggregates, there is a great potential for its use in total or partial replacement of natural aggregates for various purposes. In this way, this work aims to evaluate the physical and mechanical characteristics of the inert fraction of CDW, aiming to analyze its performance as a filling material in containment structures using gabions. Gray fraction (cement materials and ornamental rocks), red fraction (ceramic materials) and mixed fraction of recycled aggregates from the SLU-PBH CDW recycling plant (ERE BR-040) were studied, more specifically the fraction called “rachão” (characteristic dimensions between 5 and 20 cm). The experimental program involved carrying out characterization tests (gravimetric composition, moisture content, unit mass, shape index and water absorption) and mechanical performance tests (Los Angeles abrasion and point compressive strength). The gravimetric composition indicated a predominance of gray fraction, with 77%, followed by 13.2% of mixed aggregates and 8.5% of red fraction. The unit mass obtained varied between 1213 and 1097 kg/m and the Los Angeles Abrasion, between 57 and 62%, for the gray and composite samples (50% gray - 50% red). The water absorption results ranged from 8.8 to 18% for the gray and red fractions, respectively. The point compressive strength index ranged from 10.11 to 0.012 MPa, corresponding to rocky and ceramic materials. As for durability, a test that simulates weathering, the red fraction obtained wear of 95.0%, the gray fraction of 95.5% and the mixed fraction of 96.3%, considering two cycles. The gray fraction obtained the best unconfined compression result with an average stress of 38.0 kPa, while the red fraction obtained 25.4 kPa. The results suggest that the gray fraction of recycled CDW has greater potential for its intended use.
Assunto: Engenharia sanitária
Meio ambiente
Resíduos da construção civil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/50581
Data do documento: 30-Ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

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