Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/50633
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O ensino de artes visuais nas séries iniciais - fundamental 1 |
Autor(es): | Claudinéia Xavier Reis Silva |
Primeiro Orientador: | Camila Rodrigues Moreira Cruz |
Primeiro membro da banca : | Rodrigo Borges Coelho |
Resumo: | Esta pesquisa trata de discutir o ensino de Artes Visuais no Ensino Fundamental, especificamente nas séries iniciais. Sabe-se que esse conteúdo ainda está a merecer maior investimento e maior atenção, não somente por parte das escolas em geral e dos docentes, como também, das instituições formadoras, as próprias universidades. A partir das referências, que nortearam este trabalho, percebeu-se várias lacunas no que diz respeito ao ensino desse conteúdo. Entretanto, levando-se em conta que ainda há poucos estudos, considerando especificamente as séries iniciais, a maioria dos teóricos, então estudados, são unânimes em defender a importância do ensino de Artes Visuais no Ensino Fundamental. Além de a presença desse conteúdo colaborar para o desenvolvimento cognitivo, percebe-se, ainda, a sua contribuição em outras áreas da formação humana, despertando a curiosidade, a imaginação, a fruição, a reflexão, o dissenso, o conhecimento de novas formas de expressões artísticas, de diferentes culturas. É nossa intenção contribuir com esse estudo, com novas abordagens e novas metodologias que possam favorecer o ensino de Artes Visuais nas séries iniciais do Ensino Fundamental. |
Abstract: | This research discusses the teaching of Visual Arts in Elementary School, specifically in its initial grades. It is known that this content is still deserving greater investment and greater attention, not only by schools and teaching staff, as well from training institutions, the universities themselves. From the references which guided this assignment, it were noticed several gaps about his content teaching. However, taking into account there are still few studies, specifically considering the initial grades, most of theorists, then studied, are unanimous in defending how important is teach Visual Arts in the initial grades of Elementary School. In addition this content collaborate the cognitive development, it is also perceived its contribution in another areas of human formation, arousing curiosity, imagination, fruition, reflection, dissent and knowledge of new artistic expressions from different cultures. It is our purpose to contribute with this study presenting new approaches and new methodologies that can favor teaching of Visual Arts in the initial grades of Elementary school. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Arte e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/50633 |
Data do documento: | 29-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - CLAUDINÉIA XAVIER-FINAL (2) (1) (2).pdf | 358.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.